quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Última cidade dominada pelo E.I.

                                                             
         Al Bukamal é a derradeira cidade em poder  do Daesh. Esta é a designação  em árabe do movimento que saíu do Iraque - uma das infelizes consequências  da guerra contra Saddam Hussein,  provocada   pelo Presidente  George Bush, e que tanto ônus causou tanto ao Tesouro Americano (centenas de bilhões de dólares), quanto à própria Superpotência que por força dos enormes prejuízos enfrentados terá entrado  no chamado decline, o que vem sendo estudado nas suas causas e efeitos por jornalistas  americanos. 
           Para retomar esta área restante da província de Deir es-Zor -  Al Bukamal é a maior cidade que ainda está sob o domínio do Exército Islâmico - as  duas forças principais que a atacam  - a do exército sírio de Bashar al-Assad, com o suporte de caças e bombardeios russos, e a coalizão árabe-curda, que é apoiada pelos Estados Unidos  convergem sobre o que resta do E.I. na Síria.
            Com a queda de Deir es-Zor,  que caíra no começo do mês, resta apenas al-Bukamal como  o último território  urbano sob controle do E.I. O ataque se desenvolve a sul e a oeste, com a tropa de al-Assad  avançando - com apoio de bombardeios russos , e a leste através  da aliança árabe-curda, do lado da fronteira com o Iraque, com suporte aéreo estadunidense.
             Em termos de recursos remanescentes, o ISIS dispõe apenas  de pequenos povoados nessa província e de um poço de petróleo,  que é também o último que lhe resta.
            Conquanto o E.I. tenha ainda elementos espalhados  pelo meio-oriente, como força militar ele caminha a largos passos  para tornar-se  na prática inoperante.


( Fonte: O Estado de S. Paulo  )

Nenhum comentário: