sábado, 25 de novembro de 2017

Garotinho em presídio de segurança máxima

           

        A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio (SEAP) anunciou ontem, dia 24, que irá transferir o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) para o presídio de segurança máxima Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu.
        A transferência em tela é uma punição.  Garotinho ter sido agredido e ameaçado durante a madrugada, na cela em que estava sozinho, na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte, em ocorrência, no entanto, que ele não conseguiu comprovar.
        Segundo Garotinho,  ele teria sido atacado por um homem branco de calça jeans, que lhe teria dado golpes com um taco de beisebol (sic), em um dos joelhos e em um dos pés, e teria exibido uma pistola. Segundo o ex-Governador, o agressor teria dito que ele "falava demais".
        Nesse sentido, Garotinho prestou queixa na 21ª Delegacia de Polícia, em Bonsucesso, na manhã de ontem. Depois, foi encaminhado para exame no Instituto Médico Legal (IML). À noite, porém a SEAP o desmentiu. A Secretaria informou que o detento, no momento da suposta agressão, estava sozinho em uma galeria com nove celas  - todas vazias.
         "A Seap ressalta que examinou as imagens das câmeras da unidade, que não detectaram presença de qualquer pessoa ou estranhos na galeria onde se encontra o detento que pudessem causar tais lesões" informou o órgão, em nota. Em Bangu, Garotinho será monitorado por câmeras todo o tempo.
         O juiz Ralph Machado Manhães Júnior, da 98ª Zona Eleitoral, de Campos dos Goytacazes, afirmou ter sido informado de que o ex-governador "estaria causando transtornos na Unidade Prisional onde se encontra, pois teria se autolesionado". O magistrado autorizou a transferência de Garotinho "em sintonia com a Seap".
          A denúncia de Garotinho provocou vistoria do Ministério Público Estadual na prisão. Nela, promotores descobriram alimentos proibidos em algumas celas, entre elas a do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), preso na mesma unidade.
            Mais cedo, dois pedidos do MP (estadual) de transferência de Garotinho para outra unidade prisional foram negados por dois juízes da Vara de Execuções Penais (VEP),  Juliana Benevides de Barros Araujo e Guilherme Schilling Pollo Duarte.
             O M.P.E. alegou que a integridade física de Garotinho estava ameaçada por estar na mesma prisão que o também ex-governador Sérgio Cabral. Os dois são inimigos políticos há anos, apesar de já terem sido aliados.  Os magistrados entenderam, porém, que, por ora, inexistem elementos que evidenciem situação de risco para o novo detento.
              "Do exame dos autos, depreende-se que não existem elementos concretos que evidenciem qualquer situação de risco senão uma verificação qualquer situação de risco senão uma verificação in loco pela ilustre Promotora de Justiça de que existe um "clima de tensão" prevalecendo naquela unidade",  destacaram os magistrados na decisão.
               Na véspera, a filha do ex-governador, Clarissa Garotinho, secretária municipal de "Desenvolvimento, Emprego e Inovação" do Rio de Janeiro, disse estar preocupada com a integridade física do pai e afirmou ter entrado com um habeas corpus  para o ex-governador.
                "Denúncias graves não podem ser tratadas como meras fantasias, ainda mais vindo de agente que atua no sistema penitenciário", disse. Segundo ela, as ameaças contra o seu pai teriam sido denunciadas por um agente. O advogado de Garotinho, Carlos Azeredo, disse que agentes da Seap serão chamados para depor.


( Fonte: O Estado de S. Paulo )        

Nenhum comentário: