quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Angústia em torno do Ara San Juan

                              

          Já venceu o prazo dos sete dias para a tripulação do submarino argentino.  Na verdade, não se trata de um prazo inflexível,  porque depende se foi ativado o snorkel  que é o aparelho especial para a renovação do ar no interior do submarino.  Se por algum motivo, a renovação não houver sido feita, vale o prazo de sete dias para o oxigênio.
          Dentre os familiares dos  tripulantes do Ara San Juan há mais do que compreen-sível nervosismo.  Chegam, inclusive, a culpar o Governo Macri e a Marinha argentina pelo acontecido.
          No entanto, há muitos elementos sobre os quais há desconhecimento.  Especula-se sobre uma explosão que tenha ocorrido, e que, se determinada, explicaria em grande parte o que está ocorrendo em termos do silêncio do Ara San Juan.
           De qualquer forma, a embarcação a partir de ontem entrou em fase crítica.  Desde o dia quinze, especialistas da Marinha vem explicando que, em condições normais, o submarino poderia passar até 90 dias sem ajuda externa em relação a combustível, água, comida e oxigênio.  Mas para tanto é condição sine qua non que a embarcação tem de emergir  para ativar o snorkel  e assim liberar os gases internos e dos motores, tóxicos à tripulação.
             No entanto, se a embarcação, por algum motivo não puder utilizar o snorkel  para renovar o ar, ela só disporá de sete dias de oxigênio.
              O grande drama do Ara San Juan está em que até agora não se determinou o que ocorreu com o submarino, e, por conseguinte, por qual motivo até agora ele não estabeleceu com a base da Marinha argentina.


( Fonte:  O  Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: