terça-feira, 21 de novembro de 2017

Foro privilegiado de políticos

                        
       O julgamento está previsto para ser retomado nesta quinta, 23 de novembro. A previsão é de que o STF deverá formar maioria pela restrição à abrangência do foro privilegiado.
       Ao ser suspenso o julgamento,  havia quatro votos a favor da restrição, e forma-se a maioria quando são atingidos seis votos (entre os onze ministros).

       A presente tendência no Supremo é que prevaleça o entendimento de Luis Roberto Barroso de que políticos só devam ter direito a uma corte especial se o crime do qual forem acusados houver sido cometido no exercício do mandato e for relacionado ao cargo que ocupam.
        Até agora, acompanharam a posição de Barroso os ministros Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Cármen Lúcia. Nos bastidores, sinalizaram que concordam com uma restrição ao foro os ministros Luiz Fux e Edson Fachin. 
         Por sua vez, o Ministro Celso de Mello também é crítico ao uso da prerrogativa.

     No entanto,  há nuvens no horizonte. Existe, com efeito, a possibilidade de a discussão ser novamente interrompida, pelo recurso  a um pedido de vista de Dias Toffoli.  Esse expediente procedimental, que é recurso muito discutido e que precisaria  ser regulamentado,  carece de ter o uso limitado a um prazo determinado e não-prorrogável, para prevenir eventuais abusos.



( Fonte:  O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: