sábado, 11 de novembro de 2017

O ódio pode toldar a visão

                                            

       O ex-presidente da  Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) atualmente preso na cadeia em Curitiba,   negou nesta semana, que seu silêncio tenha sido "comprado", para evitar que fizesse delação e implicasse o presidente Michel Temer.
      Em depoimento prestado à Justiça Federal em Brasília, Cunha disse que a suposta trama, levantada na colaboração do empresário Joesley Batista, da JBS,  foi montada pela Procuradoria-Geral da República para provocar a queda do Presidente.
       A acusação embasou a segunda denúncia ajuizada pelo ex-procurador geral da República, Rodrigo Janot, contra  Michel Temer. A Câmara negou prosseguimento à ação.
       "Prova forjada. Deram uma forjada e o senhor Joesley foi  o cúmplice dessa forjada. Ele está pagando por isso  o preço agora", declarou Cunha, referindo-se ao pedido de rescisão de delação.
       "Ele (Joesley) construíu a retórica de que o senhor Michel Temer era complacente com a compra do silêncio para eu não delatar," comentou.
          Cunha foi interrogado na ação em que é réu por suposto envolvi- mento em esquema de corrupção na Caixa. Também são acusados o corretor Lúcio Funaro e o ex-vice-presidente da Caixa, Fábio Cleto, ambos delatores do caso, além do ex-ministro e ex-presidente da Câmara  Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
           O ex-deputado negou todas as acusações de recebimento de propina  feitas pelo MPF e o pelos colaboradores. Disse que sua defesa vai pedir perícia de planilhas apresentadas por Funaro, nas quais constariam os pagamentos ilícitos feitos a ele.
           O ex-deputado usou a maior parte de seu depoimento para tentar desconstruir a delação de Funaro e acusar o ex-parceiro de praticar crimes e mentir. "A delação que ele faz agora está me transformando  no Posto Ipiranga. Tudo é o Cunha",  ironizou.
         Ele negou,v.g., que Funaro tenha comprado para ele um aparta-mento que pertencia ao ex-jogador de futebol Vampeta, como disse o delator na semana passada.
           Segundo a versão do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, Funaro deu a Vampeta um cheque somente para garantir o negócio, mas o valor não chegou a ser descontado. Cunha disse que posteriormente deu outro cheque para substituir o de Funaro, e que tem documentos para comprová-lo.
             O apartamento, no bairro do Pacaembu (zona oeste) seria usado por uma filha de Cunha que iria fazer faculdade na região. Após o depoimento de Funaro, o ex-jogador Vampeta foi procurado pela Folha e confirmou ter vendido o imóvel a Funaro.
              O ex-presidente da Câmara disse ainda que o doleiro soube antecipadamente da Operação Catilinárias, da Polícia Federal, em dezembro de 2015, e retirou jóias e obras de arte de sua casa.A opera- ção mirou a cúpula do PMDB.
                Cunha também afirmou que, em 2015, foi avisado por Funaro para que não enviasse  nenhuma mensagem para ele, tendo em vista que estava sendo monitorado pela PF.
                 Cunha afirmou outrossim que Funaro não esteve com Temer nas ocasiões que o operador mencionou em depoimentos.


( Fonte: Folha de S. Paulo  )    

Nenhum comentário: