quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Vaccari Neto e a sentença do TRF-4

                    
        O velho apparatchik João Vaccari Neto, preso em regime fechado desde abril de 2015,  não desperta temores nos altos comandos petistas quanto a eventuais delações.
        Como reza o velho dito jurídico, as sentenças dos tribunais tendem a ser surpresas, e nesse sentido a comparação se dilata no dito popular.
        A decisão dos desembargadores do tribunal de 2ª instância do Juiz Sérgio Moro surpreendeu a expectativa otimista da cúpula do PT, em-balada pelas duas absolvições anteriores do tesoureiro Vaccari, pois desta feita - e tal não é de bom augúrio para os vates petistas - o ex-tesoureiro petista teve a pena aumentada de 10 anos de prisão em regime fechado  para 24 anos de reclusão pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Tampouco deve ser desconsiderado a circunstância de que é a primeira vez que uma condenação do juiz Moro aplicada ao petista vem a ser mantida na 2ª instância.

            Agora, as condenações de Moro no que concerne ao ex-Ministro José Dirceu e, em especial, quanto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganham acrescida pertinência. Bastará a confirmação desta última pelo TRF - 4 para tornar inúteis as caravanas ora organizadas em torno do ex-presidente.

            Por outro lado, o desembargador Leandro Paulsen, que havia absolvido Vaccari anteriormente, afirmou que no processo em tela há declarações de delatores, de corréus e "especialmente, provas de corroboração apontando, acima de qualquer dúvida razoável, no sentido de que Vaccari é autor de crimes de corrupção especificamente descritos na inicial acusatória."
             Além do petista, os desembargadores mantiveram as condenações e as penas do casal de marqueteiros e do operador Zwi Skornicki. Santana e Mônica, condenados por lavagem de dinheiro a oito anos e quatro meses de prisão cada. Skornicki, a quinze anos, 6 meses e 20 dias. Os três fizeram acordo de delação premiada e estão em regime domiciliar.

( Fonte: O Estado de São Paulo )       


Nenhum comentário: