segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Missão Impossível ?

                                         

         Enquanto a mídia e o Partido Democrata persistirem em calar - ou tratarem com luvas de pelica - as vantagens obtidas nas eleições pelo Partido Republicano através de meios ilícitos, a presença de representantes democratas continuará a ser determinada e contingenciada pelos processos inconfessáveis adotados pelo GOP.
           Por um lado, temos o gerrymander que muita vez - na velha tática de que todos fazem assim, então porque preocupar-se? - continuará impávido a perdurar, valendo-se do acintoso silêncio da mídia - reporto-me à grande mídia e não aquela pequena - que não levanta escândalos que perduram.  É do conhecimento geral que o Partido Republicano tem o domínio da Câmara de Representantes, depois do segundo biênio do primeiro mandato de Barack Obama. Diante da inexperiência do jovem presidente, houve oportunidade para forte reação da direita (tea party) e um gerrymandering generalizado nos estados em que a direita vencera com boa e folgada margem.
            Dessarte, não é por acaso que a Câmara de Representantes virou feudo do GOP, com grave dano para a governabilidade nos Estados Unidos. Há também estados em que esse gerrymander é tão acintoso que, como no Ohio, os democratas podem vencer em eleições em que há um só colégio para todo o estado. Sem embargo, por estranho capricho, os republicanos tem folgadas maiorias  nos órgãos estaduais e nas respectivas representações para a Câmara baixa...
              Há uma veía que qualificaria como cínica e que, conquanto esteja plenamente consciente do abuso e do escândalo do gerrymander, a mídia continua a dar de ombros, como se tal fenômeno fosse imbatível força da natureza.
              Continua a tratar-se o gerrymander como se fora uma realidade da existência política, quando na verdade é um truque baixo e inadmissível, que desfigura a votação e transforma minorias as inchando em falsas maiorias. À Câmara de Representantes foi permitido por falta de uma campanha à altura da ameaça que o processo do gerrymander constitui para a Democracia que permanecesse por todos esses anos como um retrato desfocado da realidade política nacional americana. Esse poder se estende já em seguida ao segundo biênio de Obama até hoje, com essa presidência Trump, eleita como foi, com intervenção russa (por vez primeira na história americana), já sob o crivo de um fiscal especial de ótimo nível, o que faz esperar que a verdade virá à tona.
                 O Partido Republicano tem notório problema com o corpo eleitoral, e por isso recorre a meios nos supostos limites da legalidade para tentar suprir essa sua dificuldade em prevalecer através do voto. Daí, a Suprema Corte (que, por acaso, tem maioria republicana) derrubou a lei instituída na presidência de Lyndon Johnson, que tornava sujeitos à vigilância federal estados que costumam recorrer a meios ilícitos para ganhar eleições, como o é a legislação de supressão de eleitores de educação ou meios inferiores. Este cínico recurso já volta a ser usado à tripa forra até em estados do Norte, durante a última eleição (com ótimos resultados para o GOP, que costuma em muitos casos fundar-se na supressão dos votantes para vencer eleições).
                  Recordo-me da disposição do Juiz-Principal Roberts, presidente da Corte Suprema, dizendo que já passara o tempo de condicionar o voto de certos estados ao exame federal.  Como definir um tal veredito, com o irrepresso desenvolvimento da negação ao voto sempre por motivos inconfessáveis, e que colima apenas afastar os pobres, os velhos, os afro-americanos e, quem sabe, a minoria dos latinos, para que não interfiram com a vitória dos candidatos brancos e anglo-saxões que são em geral sufragados pelo Grand Old Party...
                  Tanto a mídia - grande ou pequena, falada, televisada ou escrita - não pode mais fingir o que está escancarado à sua frente.  Não se pode permitir que vença aquele que teria menos votos de que o seu adversário, se a eleição fosse jogada de forma limpa e aberta.
                   Chega de hipocrisia e de fingimento.  Não mais aceitemos esse tipo de descrição que nos traz o artigo de hoje deste provado defensor do direito e do bom pleito, jogado corretamente, sem truques nem altos, nem baixos. Dizem os franceses que a hipocrisia é a homenagem que o vício rende à virtude...
                    A grande imprensa dos Estados Unidos não deve ser um fanal apenas em determinados casos, e deixar em silêncio, ou sob uma envergonhada reserva, as formas mais gritantes de desrespeito ao voto e ao sentir das maiorias. Gerrymander, em qualquer lugar em que reponte, será sempre um crime eleitoral. O fato de ser antigo - datar de um governador do Massachusetts no século XIX - não lhe dá o título ou o diploma de continuar a apresentar-se como se fora irremovível realidade.
                     Nem o Povo americano, nem o Partido Democrata devem curvar-se diante dessa ignóbil realidade.  O gerrymander não é fatalidade irremovível, como se fora brutal força da natureza.  Ele só subsiste pela ignava fraqueza dos que preferem não só ignorá-lo, senão viver, ou até mesmo vegetar, na sua incômoda, desagradável presença.


( Fonte:  The New York Times ) 

Nenhum comentário: