terça-feira, 21 de novembro de 2017

Parlamentarismo sem consulta ?

                              

       Partidos de oposição - a que foi varrida junto com o impeachment - levantaram um alerta em que apontam estímulo do governo Temer a uma ação no STF que possa abrir brecha para a adoção do parlamentarismo  no Brasil sem a necessidade de consulta popular.
       Nesse sentido,  PT, PSB, PDT e PCdoB  apontam incentivo à ação no STF que abre brecha para a adoção do sistema, sem ouvir o Povo. A ironia está na circunstância de que a dita manobra golpista se  origina de mandato de segurança de autoria de então obscuro deputado, de nome Jaques Wagner (PT-BA), que ele apresentou em 1997, quando partidos de oposição, entre eles o PT, tentavam aprovar emenda constitucional implantando o parlamentarismo depois que esse regime fora rejeitado pelo  Povo no... plebiscito de 1993.
         Na gaveta desde 97, a ação teve relatores ilustres como Néri da Silveira, Ilmar Galvão, Cezar Peluso e Teori Zavascki (morto em estranho acidente aeronáutico em janeiro último) até ser redistribuída para Alexandre Moraes (a primeira indicação do Pres. Temer para o Supremo).
           É de notar-se que entre 2003 e 2012 a dita ação não mereceu qualquer andamento.  No entanto, desde março de 2016 o mandado de segurança está pronto para ser julgado pelo plenário do STF.
           Segundo fontes petistas,  dois dias antes do pedido de inclusão do tema na pauta, Gilmar Mendes esteve com Temer no Palácio do Jaburu, fora da agenda oficial. Segundo a assessoria de Gilmar Mendes o encontro serviu  para tratar de "reforma política e reformas institucionais".  Anteontem, Temer recebeu o ministro Dias Toffoli no Alvorada. Segundo Toffoli foi "só um bate-papo". O Ministro é vice-presidente do STF e vai assumir a presidência no lugar da ministra Cármen Lúcia, em setembro p.f.
           Dirigentes da oposição lembram que o governo Temer procura há meses,sem aparente sucesso,  candidato com chances reais de vitória em 2018, e que os líderes nas pesquisas são da oposição.
           O documento assinado pelos presidentes dos partidos de oposição (Gleisi, PT; Carlos Siqueira,PSB; Lupi, PDT; e Luciana Santos - PCdoB).  Os nervosos ouropéis com que brindaram o documento de Wagner, que dormia sono profundo, deve tê-lo assustado: "A repentina inclusão, na pauta do STF, de uma ação para definir se o Congresso tem poderes para adotar o sistema parlamentarista, sem consultar a população em plebiscito, é o primeiro passo de mais um golpe contra a democracia e a soberania popular no País.
             "Quem propõe a mudança do sistema de governo tem de enfrentar esse debate com o povo, por meio de plebiscito, e não por conchavos políticos e manobras judiciais."



( Fonte:  Artigo de Ricardo Galhardo, do Estadão. )

Nenhum comentário: