quinta-feira, 2 de novembro de 2017

CPI mista da JBS convoca R. Saud

                                                                     
         Segundo noticia o Estadão,  o executivo do Grupo J&F Ricardo Saud asseverou ontem, 31 de outubro, perante a sessão da CPI mista da JBS, que foi preso após falar a verdade .
          Nesse sentido, aduziu ele: "As palavras do senhor, que eu quero ajudar o País, eu quero, mas a primeira vez que eu sentei para falar a verdade eu fui preso.Já pensou se eu continuar falando? Então eu vou ficar calado." Assinale-se que R. Saud também fez delação premiada.
           Por isso, durante a maior parte de seu depoimento, Saud evitaria responder aos questionamentos de senadores e deputados. A cada per-gunta, ele repetiria que gostaria de garantir seu "sigilo" como forma de "manter os direitos constitucionais".
           Sem embargo, diante da insistência de parlamentares, declarou tão somente que tem "muito" para falar.
            "Eu queria, não frustrando Vossas Excelências, lembrar que a suspensão do meu acordo (de delação premiada) está cautelado e vou permanecer calado seguindo meu direito constitucional. Tão pronto sejam restabelecidos meus direitos, eu voltarei a colaborar com a Justiça", disse R. Saud aos deputados e senadores da CPI mista.
           Ontem, o delator Saud negou ter omitido informações no acordo fechado com a Procuradoria-Geral da República. "Uma pessoa que faz cinco ações controladas, com cinco a dez pessoas da Polícia Federal, vai sentar com a PGR depois e mentir?" exclamou Ricardo Saud.
            Sem embargo, o acordo de colaboração de Saud e de outros delatores da J&F foi, na verdade, suspenso após virem à tona informações de que os delatores teriam omitido dados aos investigadores. Nesse sentido, a suspensão do acordo foi autorizada pelo ministro do STF, Edson Fachin, a pedido do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O cancelamento em definitivo do acordo já foi solicitado por Janot, mas tal pedido está pendente de decisão do Ministro Fachin.
           Diante da postura de Saud, os congressistas tentaram convencê-lo a falar em sessão fechada, sem a presença da imprensa. O executivo então deixou claro que tem interesse em falar". Eu não me escondo.Quando minhas premissas forem restabelecidas, eu quero falar, e muito", afirmou o colaborador.
           Assinale-se que Saud está preso desde dez de setembro. Ele foi preso junto com o empresário Joesley Batista, acionista com o irmão Wesley, da J&F.



( Fonte:  O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: