quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Verdades de M.de La Palice?


                                                                   
                             
          Os franceses tem uma frase que designa as verdades óbvias, tão evidentes que dispensam maior análise. São as chamadas  verdades de Monsieur de La Palice.
         Na mídia americana há uma grande, enorme mesmo, politização da notícia. Assim, os conservadores - que, na realidade, são a turma da direita - seguem ávidamente a rede Fox News.  Ali eles têm a "verdade" apresentada no seu jeito preferido. Assim, notícias contrárias ao presidente Trump, ou são cortadas, ou apresentadas sob um viés de dúvida. Assim, também as prisões de Paul Manafort e Rick Gates.
          Desaparece assim a ideia básica da verdade fática para a rede Fox News, ou então o tema recebe atenção bastante ligeira,para que  a notícia possa ser interpretada como negativa para o campo do presidente.
          Há também momentos em que as exposições mais negativas cedem espaço ou a anúncios,  ou a apresentações meio aguadas, se possível com ênfase nas posições da direita.
          Se o espectador deseja saber mais de forma algo genérica, mas sem omitir aspectos negativos da notícia, a velha CNN pode servir.  Já os ditos mais radicais preferem a MNSBC.
          Por sua vez, o presidente Trump prefere começar a manhã vendo  o programa da Fox News.  O negativo que seja light, pois na realidade  se reforça a impressão, de que o espectador - no caso Trump - prefere a notícia que venha apresentada de forma mais palatável (para ele).
          No caso, quem mais sofre é a verdade, pois ela atrapalha - segundo aqueles a quem ela contraria de algum modo - com a sua forma demasiado agressiva de apresentação da realidade.
           Seria como   se Sua Excelência preferisse cantigas de ninar e róseas estórias da Carochinha,em vez de uma agressiva e irritante verdade nua e crua.                               



( Fontes: The New York Times, CNN. CNSBC e Fox News )    

Nenhum comentário: