quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

A Crise Fiscal

                                       

       O quê fazer diante da tempestade fiscal que se anuncia para este Governo? Até o momento, o governo Temer não tem passado imagem fiscal enérgica.  A contemporização, a tendência ao compromisso diante de exigências ou no limite do absurdo, ou mesmo absurdas,  tem sido a linha mestra de sua administração econômico-financeira.
       Sabe-se do dano seríissimo causado pela Administração Dilma Roussef.  Se atentarmos - como nos mostra Miriam Leitão na sua coluna de hoje - primo para a quebra em 2014, na história fiscal do Brasil, marcada por uma era de déficits altos e crescentes, se a responsabilidade dessa loucura fiscal desaba pesadamente sobre a ignorância e a irresponsibilidade das administrações da Roussef, se deve  decerto excluir dessa estúpida inversão na prática que assinalara as administrações no Brasil, inclusive os dois governos Lula da Silva. Sem embargo, houve da parte do Presidente Lula, por motivos até hoje não determinados, a indicação irresponsável de alguém como Dilma Rousseff, manifestamente sem condições para gerir a economia nacional.  É de determinar-se por que Lula afastou de consideração para a indicação ao próximo período presidencial outros nomes de maior peso e, sobretudo, maior experiência politica e sobretudo econômico/financeira.
           Além de outros erros - e destes se ocupa agora a Justiça - pesam sobre o primeiro presidente operário na história brasileira pesadas dúvidas quanto aos verdadeiros interesses que o levaram a preterir candidatos petistas amplamente melhor capacitados para a gestão econômica e financeira do país, e tirar da própria algibeira o nome da inexperiente política de quem entoou loas de um exercício no próprio gabinete de importância funcional e política nunca antes demonstrada.
             Dessarte, diante do despreparo econômico-político de sua alegada chefa de gabinete, não constitui decerto surpresa que nos anos de governo de Dilma Rousseff - no contexto da história fiscal do Brasil - se quebre a característica básica que marcara o período de quase um quarto de século (23 anos!) em que o Brasil teve superavit primário em 22 deles e um pequeno déficit de 0,25% do PIB, em 1997.
            Ao Presidente Lula - que muito em breve, e por outros motivos - será julgado pelo TRF 4, em Porto Alegre - custa-me crer na probabilidade de que confiasse o governo do Brasil a personalidade tão despreparada para tal desafio nas grandes questões do Brasil quanto alguém que jamais exercera cargo executivo de responsabilidade sequer comparável ao desafio com que se defrontaria. O Partido dos Trabalhadores tinha outras pessoas a pôr à disposição para essa magno desafio. Seja qual o motivo que norteou esse gesto, tanto a sua visão, quanto a oportunidade serão decerto reprovadas nas páginas da História, máxime pelo retrocesso econômico, financeiro e, por fim, político que causou ao nosso país.
              Mas voltemos às agruras do presente, por mais que elas sejam decorrência dos erros acima assinalados. Como assinala Míriam Leitão, na sua coluna de hoje, nessa longa temporada de mais  de duas décadas (com o Plano Real) o país incorporou  na contabilidade parte da dívida que estava fora das estatísticas e assumiu os chamados esqueletos. Por isso, a dívida aumentou inicialmente. Os superávits permitiram  que a dívida ficasse estável e depois caísse. 
                Entretanto, no governo Dilma, se entrou em escalada que atingiu níveis perigosos. Esse déficit se estende também ao governo Temer.  Estamos no quinto ano de déficit.  E para os próximos dois, estão projetados também resultados negativos. Serão, então, sete anos de vermelho nas contas.   
                Descontrole dessa magnitude só aparece nas contas dos países atingidos pelas crises bancárias de 2008, como Espanha, Grécia, Islândia, Irlanda e Portugal. 
                 No Brasil não houve decerto crise bancária, mas calamitosa administração  econômica nos anos Dilma. Nesse particular, como frisa Míriam  Leitão, o atual governo Temer  não tem conseguido reverter os erros economico-financeiros da administração petista anterior.  Tais erros, como assinala Míriam Leitão, o governo Temer não tem conseguido reverter e, por vezes, até repete.
                  A articulista propõe, por conseguinte, diante do esgotamento das despesas contingenciais, se faz preciso uma proposta ampla para reformular completamente o gasto público.  Nesse sentido, o Governo tem de propor radical mudança no Orçamento e na estrutura dos gastos públicos.
                 Assim, como reporta Miriam Leitão, um país que precisa de um ajuste de  2% do PIB, entre R$ 180 bilhões a R$ 200 bilhões, não pode dar 4% do PIB para empresários.  O Banco Mundial recentemente mostrou que as transferências  para o capital saíram de 3% para 4,5% de 2003 a 2015. O dinheiro vai para  empresas na Zona Franca de Manaus, para a indústria automobilística, para setores que foram desonerados, para empresas que entraram na lista ampliada do Simples. Alguns subsídios mais absurdos, como o PSI, foram cortados, mas são enormes os que permanecem.
                 A reforma da Previdência é indispensável.  Mas a proposta foi sendo modificada para ser aceita pelos mais diversos lobbies, principalmente de setores do funcionalismo. O governo capitulou logo no início diante da pressão dos militares.
                   Semelha irrefutável que a Previdência brasileira, como está, não se aguenta em pé. As despesas com o pagamento de pensões e aposentadorias crescem a cada ano de R$ 40 bilhões a R$ 50 bilhões. Isso equivale a tudo o que Governo investiu no ano passado.
                   A conclusão de Miriam Leitão deve ser levada em atenta consideração. Com efeito, um país cujo governo só tem como mexer em 8% do Orçamento precisa ter a ousadia de mudar leis, alterar a Constituição e mudar radicalmente a forma de distribuir o dinheiro coletivo.
                    No entender da articulista, esta não é uma crise fiscal a mais. É a maior.

(Fonte: O Globo: Míriam Leitão - Urgência da Hora)
            

            

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