sábado, 1 de julho de 2017

Um passo à frente

                              

       Louváveis as atitudes dos Ministros do Supremo Marco Aurélio Mello e Edson Fachin, o primeiro por determinar que o Senador  Aécio Neves (PSDB), retome seu mandato de Senador, de que estava afastado desde  dezoito de maio;  e o segundo, que é relator da Lava-Jato, mandando soltar o ex-deputado Rocha Loures (PMDB).  
       A dissonância com a manchete do jornalão carioca é intencional. O Brasil é um país de leis e será começando por respeitá-las, que a democracia será não só implantada, mas firmada e cumprida.
        Vamos começar por cumprir o que o livrinho manda, e não o quê este ou aquele advoga.
        O Presidente Eurico Dutra, antes de agir, recomendava sempre que se tivesse presente o que o "livrinho" dizia (e portanto determinava). O Brasil, ao contrário de outros, é país de muitas constituições, e no presente nos rege a Constituição-Cidadã, de Ulysses Guimarães, a que o PT tanto tardaria em tempestivamente assinar.
        O Brasil costuma ser amiúde apodado de país da acomodação ou do jeitinho. Não há muito passou por aqui um experto dinamarquês em respeito às leis. Ao partir, disse que o jeitinho ainda ía demorar a ser vencido.
      E tenham presente que esse festejado jeitinho brasileiro data do Império, quando se dizia que certo arranjo "era para inglês ver".  Então, mandavam eles e a sua poderosa esquadra no mundo...



( Fontes: O Globo; Folha de S. Paulo; O Estado de S. Paulo )     

Nenhum comentário: