segunda-feira, 3 de julho de 2017

Perspectivas para Temer

                              

         De saída, não são boas as perspectivas para a votação pela Câmara dos Deputados o eventual apoio a Michel Temer. Nem o próprio PMDB, legenda de Temer, decidiu fechar questão. O PMDB tem 63 deputados.
         A base do Governo reúne 327 deputados. O caso mais crítico para o presidente é o PSDB. Nesse contexto, seis dos sete deputados integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) - onde ocorre a primeira tramitação na Câmara - devem votar pela aceitação da denúncia.
         O líder do partido, o deputado Ricardo Tripoli (SP), disse que vai reunir a bancada - 46 deputados. A expectativa é de que a pressão pelo desembarque do governo aumente.
         Até o próprio líder do DEM , Efraím Filho (PB) evitou fazer enfática defesa do Presidente. O DEM é também a legenda do presidente da Câmara,  Rodrigo Maia (DEM-RJ) é o primeiro na linha sucessória, e assume o cargo caso a denúncia seja aceita.  Segundo o Estadão, Maia se descolou do Palácio do Planalto nos últimos dias.
          Já o lider do Podemos, o antigo PTN,  Alexandre Baldy (GO), também disse que ainda "é muito cedo" para ter um termômetro da situação. O Podemos - a que o Senador Romário aderiu nos últimos dias - tem catorze deputados.
           Por sua vez, em partidos como o PSD, PP, PR e PTB, o discurso predominante é que a denúncia não traz provas concretas contra Temer. Junta, as quatro legendas do chamado Centrão formam grupo de aproximadamente 140 deputados.
           Para o líder do PR, deputado José Rocha (BA) o governo terá maioria na CCJ e no Plenário, pois os parlamentares vão avaliar que falta pouco mais de um ano para a eleição presidencial. Nesse sentido, Rocha questiona:  "Você acha que o País tem condições de suportar duas eleições?"
            Por sua vez, o líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), também usou o princípio da estabilidade para defender a permanência de Temer :   "O País não merece mais uma ruptura neste momento."
               O processo contra Temer deve selar o afastamento do PSB do governo. A líder Tereza Cristina (MS) é próxima a Temer, mas admite que a maioria da bancada, de 36 deputados, deve optar por votar pelo seguimento da denúncia. O assunto deverá ser discutido na terça-feira. No mesmo dia, o presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), deve anunciar o nome do relator da denúncia na Comissão.
                A denúncia contra Michel Temer chegou à Câmara na quinta-feira passada. Após a defesa se manifestar, haverá cinco sessões para o deputado que for designado relator apresentar seu parecer. Em seguida, o processo vai ao plenário. Para que o STF dê seguimento ao caso, são necessários os votos de 342 deputados.


( Fonte: Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: