quinta-feira, 13 de julho de 2017

Juiz Moro condena Lula

                    

      O juiz Sérgio Moro condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e seis meses de prisão, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex do Guarujá (SP).  Com o dúbio laurel de torná-lo o primeiro ex-presidente da República condenado por crime comum no país, a sentença de Moro também proíbe o ex-presidente de assumir cargos ou funções  público por dezenove anos.
      Há fundamentação de provas para a condenação de Lula  da Silva pelo recebimento de R$ 2,2 milhões em propinas, da Construtora OAS,  por meio do imóvel, que foi confiscado. Cabe, outrossim, recurso da decisão e o ex-presidente, que é réu em outras quatro ações penais, deverá responder em liberdade.
      Moro, a tal propósito, argumenta não haver pedido a prisão cautelar porque "a prudência recomenda que se aguarde o julgamento"  de um recurso.
       Os procuradores que integram a força-tarefa da Lava Jato reputaram branda a pena em apreço, e, por isso, deverão recorrer.
        Caso a decisão do Juiz Moro for confirmada em 2ª instância, Lula, enquanto pré-candidato  à Presidência em 2018 - ficará inelegível.
        Como era de esperar, os petistas foram tanto às ruas, quanto às redes sociais, e não trepidaram em qualificar a sentença como "perseguição política".
         A condenação de Lula pelo Juiz Moro fez o Ibovespa atingiu o maior nível desde 17 de maio, quando fora divulgado  o áudio da conversa no Jaburu entre o presidente Michel Temer e Joesley Batista.


(  Fonte: O Estado de São Paulo )


Nenhum comentário: