sábado, 29 de julho de 2017

E o protesto deu chabu...

                              

         O protesto convocado pela Oposição para ontem deu chabu, dada a reação do governo Maduro, que ameaçou sancionar os participantes com condenações até dez anos de prisão firme.
         A despropositada pena valeria para quem violasse a proibição de manifestações  antes da eleição de amanhã, trinta de julho,  para a Assembleia Constituinte. Por isso, poucos venezuelanos ousaram sair ontem, 28 de julho, às ruas e avenidas para protestar contra a votação.
         Por isso, o apelo da Oposição não foi atendido. Algumas ruas de Caracas amanheceram bloqueadas pelas barricadas erguidas durante os dois dias da greve, mas a maior parte delas estavam vazias.
         A OEA prepara uma denúncia contra  o governo de Maduro  no Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes contra a Humanidade.
          Em informe sobre a situação na Venezuela, o organismo inter-americano  deixou meridianamente claro que as violações, assassínios e torturas da Administração Maduro ocorrem como parte de um plano para suprimir (sic) a Oposição.
          Desde 1º de Abril do corrente ano, foram registradas cento e oito mortes relacionadas, seja direta, seja indiretamente com os protestos da população venezuelana.
          Está nos planos da OEA, a meta presente é de reunir provas bastante para que a questão - que afeta a toda uma população latino-americana - seja encaminhada ao Tribunal Penal Internacional na Haia, e com vistas a isso se empenha em obter  o apoio  dos países democráticos da região,  que são maioria e não estão vinculados ao chavismo.


( Fonte:  O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: