terça-feira, 11 de julho de 2017

Cabral nega recebimento de 5%

                    

        Em testemunho ao Juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro (que é o juiz da Lava-Jato no Rio) o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) voltou a negar vivamente ontem que recebesse 5% sobre os valores dos contratos fechados com construtoras.
        "Nunca foi 5%, que 5% é esse? Que maluquice é essa? Que 5% é esse?  Há colaborações, há apoios, reconheço", disse ele, em depoimento conduzido pelo Juiz Bretas.
         Outrossim, Cabral afirmou que foi condenado à prisão em Curitiba pelo juiz Sérgio Moro partindo de uma "denúncia mentirosa" da Andrade Gutierrez. Para o ex-governador, "tem delator que distorce tudo".
          Questionado sobre a prática de caixa 2 na arrecadação de campanhas, Cabral negou que tenha favorecido as empresas doadoras. "Reconheço que é uma distorsão, que é um erro. Essas práticas  políticas de caixa 2 foram disseminadas pelo Brasil por todos os partidos."
           O ex-governador disse desconhecer os valores pagos por empresas citadas em depoimento por seu ex-assessor Ary Ferreira da Costa Filho. Tal ex-assessor contou ter estado na sede do supermercado Prezunic e da Cervejaria Itaipava para acompanhar o recolhimento de pagamentos de caixa 2 em espécie, que somavam mais de R$ 5 milhões de cada uma das empresas em cada uma das visitas.
            Em nota, o Grupo Cencosud - que detém a marca Prezunic desde 2012 - o Grupo Petrópolis - que detém a Cervejaria Itaipava - negaram ter feito pagamentos irregulares a campanhas eleitorais do PMDB.
             Ontem, Cabral respondeu às acusações  pelo crime de lavagem de dinheiro, resultado da Operação Mascate. O ex-governador deve prestar novo depoimento amanhã, dia doze de julho.


(Fonte:  O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: