domingo, 2 de julho de 2017

O Escândalo das balas perdidas

                              
       
         O Rio de Janeiro é uma imensa comunidade em que ninguém está livre das balas perdidas. Pode parecer, de saída, observação falsa, até apelação. Mas não o é. Na verdade, a realidade na Cidade Maravilhosa bate ainda mais pesado do que a ficção.
          Quem escreve, vive em Ipanema. Outro dia, não se pôde sair por um  tempo para a feira, porque nem a Praça General Osório estava protegida do tiroteio que saía no Pavão-Pavãozinho.  Lembram-se desta comunidade? É a que tinha sido pacificada, com a instalação da UPP há uns três anos atrás... Quem morava na Sá Ferreira e até na ladeira St. Roman pôde viver um outro tempo, livre dos tiroteios.  Mas  tudo no Rio não é  para durar, como se pensara.
           Porque o otimismo, diante de aparente melhora, é muito humano,  todos nós queremos acreditar que desta vez será diferente. Vejam o que está agora em todos os jornais. Um bebê que estava por nascer, foi baleado junto com a mãe.  Por bala perdida.
           O casal - Claudineia dos Santos Melo e Klebson Cosme da Silva - vive na Favela do Lixão, onde mora há cerca de ano e meio.
           Por causa de tiroteio, em confronto entre traficantes e PMs,  a mãe foi atingida após sair de mercado nessa Favela. O casal não foi junto para casa. O marido levou as compras de moto. A esposa seguiu a pé  e foi surpreendida pelo confronto. Ferida, mas lúcida, ligou para o esposo, avisando que havia sido atingida por balas perdidas.
           Ele prefere não falar muito sobre o assunto: "não quero saber quem deu o tiro, só quero que minha mulher e meu filho fiquem bem."
           Pela notícia de O Globo, Arthur continua em estado gravíssimo. O bebê teve lesão grave no tórax, fratura de clavícula e traumatismo craniano.
           O recém-nascido - que deveria vir à luz de parto normal - nasceu de cesariana de emergência na noite de sexta-feira.         
          Ontem à noite, segundo a notícia de O Globo, moradores da Favela do Lixão protestaram e fecharam a Linha Vermelha, na altura de Duque de Caxias. Policiais do 15º BPM  fizeram operação na comunidade.
           Transcrevi o trecho final da notícia de propósito. Tais tragédias já viraram rotina no Rio de Janeiro.
              Até os animais criam defesas.
         A conscientização não é só necessária. Ela é indispensável, e começa pelo respeito à vida. Absoluto e indeclinável.


( Fonte:  O  Globo )

Nenhum comentário: