segunda-feira, 3 de julho de 2017

Desafios para Lava-Jato e Juiz Moro

                     
         Não há negar que a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) é a pedra no caminho do Juiz da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, o justamente celebrado  Juiz Sérgio Moro.
          De repente, surge esse desafio à Operação Lava-Jato, que pela maioria de dois magistrados decidiu reformar a decisão do Juiz Moro, e absolver o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, preso desde 2015.
          É grande o algariamento no reduto petista, pois para eles negando a validade da delação de forma tão genérica significaria para os até então encurralados petistas a palavra da salvação.
           Será com estranhável assombro que se possa desmontar, sem atribuir-lhe qualquer valor, esse instrumento até então visto como mágico na cimentação de tantas condenações?
           Nada reforça em termos acusatórios o acúmulo de indícios, muitos desses dados por diferentes testemunhos, que constróem, no entanto, um só comportamento criminoso, provindo no entanto de depoimentos de cúmplices ou não, que apesar de provirem de fontes diversas apresentem um mesmo modus faciendi ? Como é possível que dos cotejos de dispares delações premiadas não surja nenhuma prova?
              Recordo-me do tempo, que me parece felizmente superado, que laboriosas operações conduzidas com boa fé, desmoronavam com demasiada rapidez?  É pena que não existam - S.M.J. - avaliações técnicas sérias de operações passadas, que se viram desmontadas com impressionante facilidade
              Não há negar que a introdução do instrumento da delação  premia-da terá de ser adequado às novas condições. No entanto, não me parece, nem oportuno, nem adequado, dispensar-se o auxílio da delação premiada, como se fora matéria superada.
              O importante será resguardar a  Lava-Jato, não mais se buscando utilizá-lo de forma isolada, mas sim em forma conjunta com outros instrumentos para a acusação.
               O novo desafio para o Juiz Moro está na montagem de um instrumental de acusação que vá além da delação premiada. Além da prova testemunhal, outros meios de prova hão de surgir para que da viga mestra da Lava-Jato possam surgir outros  elementos e provas  incontestáveis além do depoimento do ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro.


( Fonte:  O Estado de S. Paulo, Carlos Drummond de Andrade )

Nenhum comentário: