quarta-feira, 5 de julho de 2017

Cármen Lúcia e Rodrigo Maia falam sobre rito

                    
       Rodrigo Maia(DEM-RJ),  presidente da Câmara foi ontem ao STF para relatar à Presidente Cármen Lúcia, o rito que adotará para a análise da denúncia contra o Presidente Michel Temer, acusado de corrupção passiva no escândalo causado pela delação da JBS.
       Dada a circunstância de que a decisão deva acontecer durante o recesso do Judiciário, eventuais recursos deverão ser analisados por Cármen Lúcia, que estará de plantão nesse período. Na saída do encontro, que durou mais de uma hora, Maia, sem responder a perguntas da imprensa, fez apenas breve declaração:
      "Eu fiz questão de relatar a ela o rito que nós estaremos usando no julgamento da denúncia do presidente Michel Temer, que é o rito que está claro no regimento da Câmara, no artigo 217. Apenas fiz esse relato para que ela esteja informada porque sempre há o risco de algum lado judicializar essa questão, e eu disse que vou respeitar rigorosamente o rito da Casa, (vale dizer) o regimento da Casa. E também a possibilidade de ter um debate correto dessa matéria, porque o único ponto que é mais grave nessa regra é de dois (deputados discursarem) para um lado e dois para o outro, e acho que temos de ampliar um pouquinho isso, mas é uma questão que eu vou discutir com os líderes da base e da oposição - afirmou o presidente da Câmara.
      Rodrigo Maia negou que a reunião haja sido pedida por tal motivo. Afirmou que o foco da reunião foi o debate sobre a reforma da Previdência. A reunião não constou da agenda de Cármen Lúcia.
      O artigo a que se refere Maia afirma que a votação acontecerá por "chamada nominal" de deputados, ou seja, com cada parlamentar sendo convocado individualmente para dar seu voto. Maia afirmou ter dúvidas sobre como proceder durante parte do rito.
     No caso do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, no ano passado, foi permitido que cada partido falasse por uma hora,com discussão individual pelos deputados seguindo uma lista de inscrição aberta a todos. Os debates começaram em uma sexta e a votação aconteceu apenas no domingo. Maia não respondeu se adotará esse precedente.


( Fonte: O Globo )

Nenhum comentário: