sexta-feira, 21 de julho de 2017

Greve geral na Venezuela

                              

           Dada a atitude do Governo Maduro, endurecendo contra eventuais grevistas e sobretudo os funcionários públicos, que o regime busca intimidar, não afastando medidas mais fortes que possam chegar até a exoneração.
           Embora as agências de notícia hajam noticiado que milhões de venezuelanos participaram da paralisação, os órgãos governamentais seguiram a linha de Nicolás Maduro, procurando mascarar  o impacto do movimento.
            No campo das empresas privadas e das fábricas, milhões de operá-rios e trabalhadores cruzaram os braços. As agências de notícia confirmaram o impacto da greve, ainda que as ameaças aos funcionários públicos cercearam  bastante o movimento nas repartições.
             O presidente pareceu bastante nervoso ao aparecer  na tevê, embora a falta de nexo seja característica da  "retórica"  de Maduro.
              A retomada das atividades da oposição popular levou à paralisação do setor privado da economia. Fora das áreas controladas pelos chamados "coletivos" (bandidos armados pelo governo para intimidar os moradores das zonas de baixa renda), foram  pesadas as marcas da greve de protesto. Ruas desertas, lojas fechadas, muitas barricadas e mais de 170 prisões em toda a Venezuela. Houve dois mortos - vítimas diretas da violência policial incentivada pela retórica de  Nicolás Maduro. Também houva  muitas dezenas de feridos.
               Apesar de que Maduro tenha proclamado o "fracasso" da greve, a sua retórica exaltada e os continuados e despropositados intentos de considerar, por falta de recursos, já derrotada a reação contra a Constituinte, tudo isso choca o observador com um mínimo de senso crítico, e portanto contribui para reforçar a reação popular, dada a óbvia insegurança  do assediado Presidente.
                A sua linguagem, trôpega e pouco convincente, acaba por predispor negativamente aquele que terá julgado ainda cabível dar-lhe ouvidos. Vejam um excerto ilustrativo da indigência oratória de Maduro: "quando vi um terrorista imbecil convocando para a paralisação, me perguntei: com que recursos?  Se algum dia alguém tentar  atentar contra a democracia ou contra mim (sic) , aí sim verão uma paralisação absoluta e greve geral."   
                  Tem-se a impressão, lendo essa oratória algo desconexa, que o Presidente só acha possível convocar o povo com recursos para que participe dos protestos. Como nos anúncios televisivos, não há nada espontâneo. Todas as declarações  da oposição tem de ser pagas...


( Fonte:  O Globo )

Nenhum comentário: