terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Tudo atribuir à Incompetência da May ?


                   
         Cresce na imprensa inglesa um estranho argumento,  que o título acima busca reproduzir.  Theresa May se há de assinalar por muitos motivos contrários, mas decerto há um limite tanto para a sua incompetência, quanto para as suas qualidades, que em havendo chegado a essa alta posição, as terá por certo, embora tingidas por uma série de defeitos...

           Se ainda é cedo para dizer como terminará tutta questa faccenda - que é uma palavra italiana próxima do affaire francês, mas talvez com conotação pejorativa um pouco mais acentuada - não restam dúvidas de que pelo menos adentramos, nessa mata que mais parece tropical do que os civilizados bosques que ainda hão de existir nessa grande ilha, um panorama ainda decerto entrecortado, mas que não pode achar-se, como se fosse  possível ainda depará-lo em tal   situação na qual tudo possa ocorrer, exceto o desaparecimento do brexit ! Pois foi o que se me deparou em um informativo quero crer do Economist. Que me perdoe o leitor a metáfora, mas será possível que o tal bréxit - que tantos problemas têm criado para a economia inglesa,e com o andar da carruagem, semelha prometer outros mais, disponha ainda dessa estranha, quase medieval qualidade, de que, nas atuais condições e dentro de um contexto legal, seja impossível erradicá-lo?

             Pois, não há processo legal - por mais ineptos - e até diabólicos - que sejam os respectivos criadores - que não seja suscetível de interrupção, sob a única, óbvia exceção de que os seus respectivos efeitos não possam ser revertidos. Ora, como não é a morte da economia de Sua Majestade que ora se decreta, esse bréxit pode ter um fim, malgrado a entidade sujeita - no caso o Reino Unido - que deixará as inelutáveis sequelas, mas o que não é a política senão a superação, dentro dos limites do possível - de tais molestas consequências ? Como aqui se trata de países - e não de seres vivos singulares - eles serão suscetíveis de superar eventuais negativas consequências que a inépcia humana terá porventura criado... (a continuar)


( Fontes:  The Independent, Economist, The New York Times, O Estado de S. Paulo )              

Nenhum comentário: