sábado, 26 de janeiro de 2019

Depois de Mariana, Brumadinho


                              
         Os dois calamitosos desastres da Vale do Rio Doce  se situam em um espaço de pouco mais de três anos.O primeiro, em Mariana, se originara de um sinistro de ruptura da barragem da "Samarco", que é um nome composto da Vale e de companhia australiana. O segundo ocorreu em Brumadinho, pequena cidade de Minas Gerais, e parece diferir do anterior em que os rejeitos transbordaram da barragem.
           Um visitante a essas duas calamidades, feitas de 'rejeitos' de material da mineração, i.e. de terra e de pedras, que o tempo vai transformando em lama, muita lama,  colheria a incômoda impressão de que cada desastre será filho da mesma displicência, da mesma destinação dos rejeitos para barragens que aparecem cada vez mais precárias, tornando-se a jusante um risco não-negligenciável para os infelizes que moram em casebres ou casinholas, demasiado próximos dos trabalhos de mineração da Vale e de suas eventuais sócias.
             A primeira fatalidade, além do alarme por chamada telefônica (as sirenes são tão caras assim para as mineradoras?), os horrores foram compostos por um vilarejo próximo, que seria levado de roldão por mais uma barragem que "infelizmente" não aguentara a má-sorte. Houve silêncio das mineradoras, enquanto a palavra estava com a Samarco - não passava de uma presta-nome. Desta feita, acorreu à rede televisora o diretor-geral da Rio Doce, que lamentou o ocorrido, e disse do empenho da companhia em limitar os danos.
              Não obstante os três anos que transcorreram, e se a comunidade ameaçada é avisada não mais por linhas telefônicas,  a sensação de risco continua bastante forte.  Até ontem à noite,  havia sete mortos e uma interrogação quanto a cento e cinquenta desaparecidos (foi soterrado o refeitório em que funcionários da companhia almoçavam na hora do sinistro).
               Que barragens são essas que se transformam em mares de lama, matando e devastando tudo que está a jusante, e sempre na bacia do Rio Doce? Por que a precariedade é a norma que parece caracterizar essas barragens, feitas para armazenar o entulho dos trabalhos da mineradora - e esse entulho serão pedras e terra, muita terra oriunda da mineração, amontoada em barragens que semelham precárias pelas vezes em que se rompem, avançando a jusante como lençóis de lama, e de novo surgem com potencial de inviabilizar corrente abaixo a bacia do rio Doce?  Será que a tragédia ambiental da Samarco vai metastizar-se em outro desastre a caminho do estuário desse grande rio, que sói trazer riquezas e não a lama das mineradoras?
                E diante dessa insistência em sinistros, ao invés de culpar a sorte madrasta, dobrar mangas e lançar bases de uma política séria de prevenção de sinistros, feitas com barragens construídas com material mais resistente, do que esses frágeis anteparos às insidias pluviométricas,  fazendo com que as laboriosas mineradoras, com a Vale do Rio Doce à frente, ao invés de serem vistas como flagelos da região, venham a  preservar esse vale que lhe dá o nome, através de barragens mais seguras  - e não de terra mas de cimento - com vistorias mais frequentes e mais sérias, em que as vidas das comunidades à jusante mereçam um preço mais apropriado, voltado para a preservação, na medida do possível do entorno ambiente, pois as lamúrias e lamentos com o  infortúnio e os chamados desastres naturais,  nada os faz desaparecer com maior rapidez do que as estruturas das barragens devidamente preservadas e inspecionadas regularmente,  pois a má-sorte e a chamada desgraça só visitam os trabalhos mal-feitos e os depósitos mal-cuidados.

( Fontes: O Estado de S. Paulo, Rede Globo )

Nenhum comentário: