sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Artigo de Juan Guaidó


                                 

         Sob o título "É tempo de restaurar a democracia" Juan Guaidó, na sua qualidade de Presidente da Assembleia Nacional, o único Parlamento democraticamente eleito, estabelece como premissa de sua causa, enquanto defensor intransigente da Constituição vigente - que vem sendo violada e desrespeitada pelo regime em inúmeras tentativas de modificá-la - que a citada Constituição tem três artigos fundamentais que nos permitirão resolver a atual crise política e restaurar a ordem democrática.:

           Artigo 233:  "na ausência absoluta do presidente da república - é a situação atual, uma vez que não há um presidente legitimamente eleito" - "o líder da Assembleia Nacional deve ocupar o cargo e convocar eleições presidenciais."

            Artigo 333 : "determina a todos os cidadãos  que restaurem e façam cumprir a Constituição, caso ela não esteja sendo acatada."
              Maduro se colocou acima da Constituição, mas apenas o Povo Venezuelano pode estar acima dela. Todos os ocupantes de cargos públicos,bem como as Forças Armadas têm o dever de restaurar a ordem constitucional - dever que é também de todos os  venezuelanos.

             Artigo 350:  "exorta o Povo Venezuelano a rejeitar qualquer regime que viole valores democráticos e direitos humanos".      

               Estamos invocando esse artigo para pedir aos venezuelanos que rejeitem, ao lado da comunidade internacional, a usurpação da presidência por Maduro.
              
        " Como presidente da Assembleia Nacional, estou plenamente habilitado e pronto a assumir interinamente a presidência da república e convocar eleições livres  e limpas."

                 "Com uma Assembleia Nacional unida,os militares, o Povo e mesmo os que apoiam o regime, podemos materializar o mandato que a Constituição nos atribui e, como prega nosso Hino Nacional, "gritar corajosamente a morte da opressão, pois, leais compatriotas, a união é nossa força".
                  "Não podemos tampouco ignorar um aliado-chave: a comunidade internacional, que vem  denunciando a ditadura, sua violação dos direitos humanos e a miséria que criou. A falta de legitimidade de Maduro entre os líderes internacionais, as sanções internacionais e o reconhecimento da Assembleia Nacional como legítima representante do Estado são cruciais neste momento."

                     "Nosso projeto é claro: deter a usurpação por meio da união nacional e de pressões externas e internas, formar um governo de transição para abrir canais para  a ajuda humanitária, restaurar o domínio da Lei e a separação dos poderes e convocar eleições livres, para que todos os venezuelanos possam decidir seu futuro."

                     "Queremos mandar uma mensagem aos militares, atores-chave no processo: a cadeia de comando foi rompida e não há mais um comandante-chefe. Assim, é hora de se posicionar do lado certo da História. A Venezuela e o mundo agradecerão. O sucesso dependerá  de cada um de nós fazer sua parte nesta hora difícil para o País. Convocamos a todos  para uma ação clara e sem discussões internas. Vamos mostrar que somos herdeiros leais da liberdade que trazemos no sangue."                         


(  Fonte: artigo de Juan Guaidó, publicado por O Estado de S. Paulo )     

Nenhum comentário: