sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Paraguai rompe relações diplomáticas


                           
        No único país nas Américas a fazê-lo, o presidente do Paraguai Mario Abdo Benítez anunciou a ruptura das relações diplomáticas com a Venezuela, em decisão anunciada logo após a posse do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
        A ruptura acarreta o fechamento da Embaixada do Paraguai em Caracas e a retirada imediata dos diplomatas lá acreditados. Além disso, anunciou-se o cancela- mento de um acordo de vistos com a Venezuela - o que, segundo o governo paraguaio afetará apenas funcionários do regime.
         Nesse sentido, o Presidente Benitez lembrou  que, como membro do Grupo de Lima, o Paraguai não reconhece o resultado da última eleição na Venezuela, falando em "um processo eleitoral ilegítimo".  Em nota, a chancelaria paraguaia informou que a crise política na Venezuela "é de índole interna e cabe aos próprios venezuelanos resolvê-la".
          Igualmente,o Presidente Benitez especifica que ordenou o fechamento de nossa embaixada e a imediata retirada do pessoal diplomático do Paraguai acreditado na Venezuela".  Para Abdo Benitez, os líderes políticos da região deveriam adotar medidas que protejam o Povo e a Democracia venezuelanos.
           Como se sabe, na passada semana o Grupo de Lima anunciou que não reconheceria o governo venezuelano se o presidente Maduro assumisse um novo mandato de seis anos. O único país do grupo a discrepar foi o México, em que assumiu o presidente Andrés Manuel López Obrador...

            Ainda no que concerne ao Grupo de Lima, criado em 2017, por iniciativa do governo peruano (e com o escopo de pressionar pelo restabelecimento da democracia na Venezuela), o Equador, por intermédio de seu presidente Lenin Moreno anunciou que também retirou seu Embaixador de Caracas, mas apressou-se em aduzir que não rompeu relações com a Venezuela...

( Fonte:  O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: