sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

FBI: Paralisação afeta segurança ?


                                   
         A manifesta insensatez de Trump que arrisca, por motivo fútil, pôr em perigo a segurança dos Estados Unidos, ao insistir, muito além do bom senso, em prolongar a incerteza gerada pela falta de verbas estatutariamente decretada pela paralisação parcial do Governo americano, tende a ameaçar a segurança do FBI - que continua trabalhando mesmo sem salário, o que lhe afeta a capacidade de investigar e manter as respectivas operações.
          Dando perigosa demonstração de desatenção para as consequências da respectiva ação, o presidente Donald Trump tornou a viajar ontem até a fronteira com o México, para continuar nesse trabalho de Sísifo, na tentativa de defender o indefensável, i.e.,  a construção do muro, cujo financiamento está travando a aprovação da Lei Orçamentária, mantendo ipso jure parte do governo paralisado.
           Segundo a associação de funcionários do Federal Bureau of Investigations, os agentes especiais continuam trabalhando sem cobrar e a direção do órgão está fazendo tudo o que pode para financiar as operações com recursos cada vez mais limitados. "O importante trabalho que o Bureau está fazendo carece de financiamento imediato", afirmou a Associação, em nota à imprensa.
           O grupo em questão representa cerca de treze mil agentes especiais ativos do Federal Bureau, que investigam desde crimes violentos  e crimes financeiros até  espionagem e terrorismo. Em petição enviada à Casa Branca e aos líderes do Congresso, a Associação explica que a situação financeira dos agentes pode afetar-lhes o desempenho se eles não receberem salários hoje.
            " A falta de pagamento pode atrasar a obtenção e a renovação das autorizações de segurança e, em alguns casos, pode até impedir que os agentes continuem fazendo seu trabalho."
               Para que se tenha idéia dos riscos que o Presidente, por um motivo pessoal e portanto fútil, está fazendo correr aos Estados Unidos, mais de quatrocentos mil funcionários públicos federais, entre eles dezenas de milhares de agentes de patrulhas de fronteira e do Sindicato de Funcionários do Tesouro Nacional moveram um processo coletivo contra a Administração Trump pelo não pagamento de salários durante a paralisação. Segundo noticia o Washington Post, várias agências federais interromperam o trabalho temporariamente em razão da falta de pagamento.
                 Diante do impasse, Trump ameaçou declarar emergência nacional, abrindo caminho para conduzir o projeto sem a aprovação do Congresso. Dada a leviandade em apelar para tal instrumento, para implementar uma decisão pessoal, de fundamentação pelo menos questionável, essa tática do presidente Trump tem óbvios riscos em termos da Lei de responsabilidade.  Nesse mesmo contexto, Trump cancelou a viagem que faria ao Foro de Davos, entre 21 e 25 de janeiro. Buscando transferir para o Partido Democrata responsabilidade sobre a própria  irresponsabilidade presidencial, ele recorreu ao Twitter para expressar: "Em razão da intransigência (sic) dos democratas sobre a segurança na fronteira e da importância da segurança em nosso país, cancelo minha importante (?) viagem a Davos, Suiça, para o Forum Econômico Mundial".
                  Recorrendo a expediente político, cercado por oficiais da patrulha de frontei-ras e pilhas de drogas, dinheiro e armas apreendidas,  Trump culpou os democratas pela crise. Ele então reiterou a já batida alegação de que o México pagará indiretamente pelo muro com as revisões dos acordos comerciais com os Estados Unidos e ouviu relatos de pessoas que tiveram parentes mortos por imigrantes.  De forma irresponsável, o presidente, para dar implementação a um projeto pessoal que vem prejudicando a milhares de americanos, ele foi em frente : "se tivéssemos uma barreira de algum tipo, de concreto ou de arame, eles (os imigrantes) não íam nem se dar ao trabalho de tentar (cruzar a fronteira)."
                    Sem sequer carecer de entrar no mérito desta argumentação tão desconexa, quanto sem qualquer base histórica razoável,  a própria circunstância de o presidente Trump continuar a bater nessa tecla diz muito do seu equilíbrio pessoal e de seu bom senso, ao querer, contra vento e maré,  buscar implementar um projeto demencial, que a História não fundamenta, a par de evidenciar um preocupante desejo de levar avante algo de necessidade para lá de duvidosa, máxime diante dos inúteis sacrifícios que continua a exigir dos funcionários do Estado diretamente afetados pela inquietante falta de um mínimo de bom-senso do 45º presidente dos Estados Unidos da América...

( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: