terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Sete Horas de Cirurgia


                                    
           O que fora apresentado como "procedimento simples" na verdade demandou sete horas de cirurgia, para a equipe do Albert Einstein.
          A principal causa da demora foi o grande número de aderências (partes do intestino que ficam coladas).Esse maior número de aderências se devem sobretudo a lesões em razão da facada  sofrida pelo candidato durante comício em Juiz de Fora.
           A opção mais simples era de religar as duas pontas do intestino grosso, que estavam separadas, para que o trânsito intestinal voltasse ao normal. A segunda opção - que foi a preferida - exigiu a união de uma alça do grosso com o delgado. Para que tal acontecesse, parte do intestino grosso que estava conectada à bolsa de colostomia foi removida.
              Tal intervenção se tornou necessária porque os médicos constataram a existência de muitas aderências e lesões em razão das facadas sofridas pelo Presidente durante o ato de campanha eleitoral, a par das duas cirurgias (em Juiz de Fora e no próprio Einstein) a que Bolsonaro foi anteriormente submetido.
               "Foi realizada anastomose do íleo com o cólon transverso, que é a união do intestino delgado com o intestino grosso", informou o boletim médico-cirúrgico do Einstein.  "O procedimento ocorreu, sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue",  reza boletim do Hospital.  Em seguida, o Presidente foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), depois da cirurgia,em situação "clinicamente estável, consciente, sem dor, recebendo medidas de suporte clínico, prevenção de infecção e de trombose venosa profunda", afirma a nota médico-cirúrgica.
                  O porta-voz da Presidência da República, general Rego Barros, disse que as aderências no intestino exigiram uma "obra de arte" por parte dos médicos.
                   Rego Barros também corrigiu nesta tarde a hora do início da cirurgia, de 6h30, como divulgado inicialmente pela Presidência, para 8h30. Ele justificou a demora pela quantidade de aderências no intestino :" (Havia) quantidade muito grande de aderências, em decorrência das duas cirurgias anteriores, e essas aderências exigiram do corpo médico uma verdadeira obra de arte", afirmou o porta-voz. 
                     Esta é a terceira cirurgia  a que ele é submetido desde que sofreu a facada (no comício de Juiz de Fora), em setembro de 2018, durante a campanha eleitoral em praça de Juiz de Fora (MG) . Havendo sido internado na manhã de domingo 27 (para a realização dos exames pré-operatórios), o Presidente deverá permanecer no hospital Albert Einstein  por um período de dez dias.
                    Assumiu a presidência na manhã desta segunda-feira, dia 28 de janeiro de 2019. o Vice-Presidente, General Hamilton Mourão, que deverá ficar no cargo pelas próximas 48 horas seguintes à operação.
                      Não obstante, a cirurgia haja sido mais longa e delicada de o que se imaginava, foram por ora mantidos os prazos de retorno às atividades e de recuperação. Bolsonaro deve voltar a despachar na manhã de 30 de janeiro, quarta-feira, e contará com um gabinete provisório em uma sala no Hospital Einstein, no mesmo andar de seu quarto. O presidente deve permanecer na UTI durante todo o período de internação. A decisão é vista como medida de precaução.
                       "Foi uma cirurgia longa. Por mais que não sangre,o paciente perde líquidos, desidrata, inflama muito.Isso pode fazer a pressão cair e o coração disparar nas próximas 24 horas", afirma Diego Adão Fanti Silva, cirurgião do aparelho digestivo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)_.
                          A previsão de alta está mantida para daqui a dez dias, mas a evolução do quadro será analisada pelos médicos.
                            Bolsonaro não poderá receber visitas nesta terça, dia 29 de janeiro, à exceção dos familiares.  O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) sob o comando do general  Augusto Heleno,montou estrutura para que o presidente possa manter a rotina dos despachos.  Nesse sentido, o Palácio do Planalto levou  à capital paulista auxiliares técnicos, que dão suporte jurídico para a tomada de decisões do chefe do Executivo. O escritório improvisado contará com um computador com internet, uma impressora e um telefone fixo. O espaço permitirá ainda que Bolsonaro se comunique com ministros e outros auxiliares que estejam fora de S.Paulo por meio de videoconferência.
                                 O Governo trouxe também assessores de comunicação, como o porta-voz da Presidência, general Otávio Rego Barros, para a realização de informações diárias sobre a saúde do Presidente e atos do Executivo.
                                    Ao final da cirurgia, Augusto Heleno disse à Folha que a demora se deu pela retirada de aderências do intestino. "Não é uma cirurgia simples, não é só retirar a bolsa. Tem que abrir de novo e os médicos fizeram isso com o maior cuidado e delicadeza."
                                       Questionado sobre os custos e o pagamento da cirurgia de Bolsonaro, o porta-voz da Presidência informou apenas que não tinha os dados disponíveis, mas que iria verificá-los.
Mudança busca evitar rompimento dos pontos.   A mudança da técnica cirúrgica que resultou numa ligação direta entre o intestino grosso e  o delgado de Bolsonaro foi estratégica também para reduzir  o risco de fístula (abertura do local suturado) no período pós-operatório.
           "A fístula do ileo (intestino delgado) com o cólon transverso (parte do intestino grosso)  é menos comum.  E o cólon direito (que foi retirado na cirurgia) não é vital", afirma o cirurgião Fanti Silva, da Unifesp.
             A função do cólon direito é basicamente absorver água. "No começo, a pessoa evacua mais vezes ao dia e mais pastoso. Depois, normaliza", explica o médico. Com a mudança, as chances de fístula caem para menos de 5%.
             Em quatro a cinco dia, espera-se que o trânsito intestinal esteja restabelecido e que o presidente comece a evacuar.
              Embora o risco de fístula agora seja menor, ele continua existindo na primeira semana da cirurgia. Se houver rompimento da sutura e vazamento de fezes na cavidade abdominal, será preciso abrir novamente o paciente. "Aí a gente per-de tudo o que foi feito. É preciso refazer a colostomia", explica Carlos Walter Sobrado, professor de coloproctologia da Faculdade de Medicina da USP.
               Também nos primeiros seis meses após a cirurgia, há risco de surgimento de hérnia incisional na parede abdominal.
                Conforme o cirurgião Wagner Marcondes, que participou da cirurgia de Bolsonaro, o risco de hérnia é consequência do tecido fragilizado em razão de três operações seguidas no mesmo lugar. Por isso, é altamente recomendável que o paciente não faça esforço físico no primeiro mês após o procedimento.
                  A primeira-dama, Michelle, e 3 dos 5 filhos do presidente - Jair Renan, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) e o deputado federal  Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)-, estiveram no Hospital Albert Einstein para acompanhar o procedimento.
                    Carlos, o mais próximo do pai, permaneceu o tempo todo no centro cirúrgico. O senador eleito Flavio Bolsonaro (PSL-RJ) e a caçula Laura não vieram. 


                       Uma das investigações sobre o ataque sofrido por Bolsonaro na campanha eleitoral ainda não foi concluída. O autor do atentado, Adélio Bispo de Oliveira,está detido em uma penitenciária federal em Campo Grande (MS). Em dezembro, a Polícia Federal fez buscas em Minas Gerais no escritório do advogado do detido, segundo os investigadores, para esgotar dúvidas sobre a participação de terceiros no atentado.  O autor do ataque já responde a ação penal na Justiça Federal pelo caso.

(Fonte: Folha de S. Paulo, com transcrição na íntegra, pelo óbvio interesse da matéria)
              

Nenhum comentário: