segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Juiz do Tribunal Supremo da Venezuela foge para EUA


                              
         Quem acompanha o noticiário venezuelano conhece das posições do Tribunal Supremo na Venezuela, desde muito montado pelo ditador Maduro para implantar à risca a linha ditatorial chavista, chegando inclusive a assumir posições políticas, impróprias para um Supremo que se respeite.
          Agora, diante da crescente derrocada do regime chavista, o juiz Christian Zerpa fugiu com a família para os Estados Unidos. Segundo Zerpa declarou à imprensa, ele abandonou o país para não participar da nova posse de Maduro. De acordo com o juiz, a primeira-dama venezuelana, Cilia Flores, controla o Poder Judiciário na Venezuela, e boa parte dos juízes vive no complexo militar de Fuerte Tiuna, em apartamentos designados pelo governo, algo que "de um jeito ou de outro, condiciona as posições nos julgamentos e no tribunal".
              Zerpa não é nenhum santo, como se verifica pela sua polêmica decisão no TSJ  que determinou que a Assembleia Nacional atuara "em desacato" por incorporar três deputados do Estado do Amazonas que tiveram suas eleições questionadas pelo chavismo. O incidente fora instrumentalizado pelo Governo para tentar tirar legitimidade da Assembleia Nacional, de maioria opositora. Na verdade, desreconhecer a legitimidade da eleição desses  três deputados era fundamental para a causa do governo Maduro de retirar a necessária maioria da oposição na A.N. (dada na última eleição não-controlada pelo Governo Maduro),  para que a Oposição não mais pudesse revogar os atos do Poder discricionário chavista.
              Recordação importante do juiz Zerpa foi o telefonema recebido da primeira-dama, Cília Flores, ao ser nomeado juiz do TSJ, que lhe disse: "Você sabe o que esperamos de Você."  
              Na linha oficial chavista, o presidente do TSJ , Maikel Moreno, assegurou que diante de "repetidas queixas" de "conduta indecente e comportamento imoral" as autoridades iniciaram ação judicial contra Zerpa. No sábado, jornalistas venezuelanos que moram nos EUA relataram a fuga de Zerpa para a Flórida. Esse juiz militara no Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), e é alvo de sanções do Canadá. Ele fora nomeado pela antiga maioria parlamentar oficialista em dezembro de 2015, dias antes de a oposição assumir o controle da Assembléia Nacional.
              Sabe-se, nesse contexto, que o chavismo lograra reverter a maioria legítima pela "eleição" da Constituinte dos Bairros (manobra elogiada então pelo PT),com a criação abusiva, ilegal e obtida pela fraude (como a própria empresa europeia que se encarregara do processo de eleição reconheceu publicamente) de um órgão montado somente para retirar poder da legítima Assembleia Nacional (AN).

( Fonte:  O Globo )

Nenhum comentário: