domingo, 13 de janeiro de 2019

O Tripé Macroeconômico vai bem ?


                               

        Essa meta da política econômico-financeira, como muitos sabem, mas gente poderosa ainda finge desconhecer, se baseia em, digamos, três colunas mestras: câmbio flutuante, metas críveis de inflação e responsabilidade fiscal.
         Os últimos anos têm ensinado que a responsabilidade fiscal  falta tanto em deputados coroados, quanto em ministros do Supremo. Além das irresponsáveis pautas-bomba, há outros fragmentos de papel que só servem para o tríduo momesco.
          Se o povo não acredita em coragem contra leões feridos - como pode ser prática tão fácil quanto corrente em sinuosos campeões de privilégios de classe  - mas por vezes honra o brio de quem intenta com as justas armas do próprio engenho, desde que pacíficas e armadas de um senso mínimo de justiça.
         A imêmore marcha dos aumentos e, se possível em cadeia, continua praticada,  por muitos altos dignitários, como Ministros do Supremo, a quem tudo tem feito acreditar que uma assinatura em pedaço de papel, mesmo ao revés das leis econômicas e financeiras tende a ecoar bem nas próprias bases, que sóem ser estreitas - como as visões respectivas da realidade -  e se bem que gordamente estipendiadas, a ponto de haver perdido o senso da medida e, dessarte, acreditarem piamente em penduricalhos de papel - por eles chamados de liminares, decerto por desafiarem o limite do bom senso na muleta de uma solitária firma em folha de papel - que se incrustam, pegajosas que são, na madeira de lei das boas leis, que são aquelas fabricadas pelas usinas populares.
         Ofende decerto à inteligência, mas não à moral, desses escribas - decerto com altas remunerações - e um poder que vai muito além da Taprobana, pois ignora, quando de sua conveniência, quão estreitos e rígidos devam ser os limites da Lei e do lídimo, quase sempre solitário bom senso, a começar pela circunstância de que tais arroubos devam ser  empinados, nos casos-limite,  na solitária defesa do lídimo conspurcado direito, e não em cevar privilégios.
          Se concordo com o juízo severo de muitos quanto aos muitos males do subdesenvolvimento, ele nunca será mais raivoso e desprezível, de que quando as chamadas   é-lites do nada surgem, e montadas nos seus pomposos poleiros, aplicam remédios que, no passado, pajés inventaram melhores.

( Fontes:  Folha de S.Paulo; Lusíadas, Luís de Camões ).

Nenhum comentário: