segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

A "prisão" do Presidente da Assembleia Nacional


                                           

           É uma estória da Carochinha esta de querer fazer passar a detenção do presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, por agentes do Sebin (o notório Serviço de Inteligência Bolivariana) como se fosse iniciativa espontânea e não do Governo Maduro. Guaidó, e a esposa, foram interceptados por duas caminhonetes do Sebin, "com armas longas e homens encapuzados", e foram obrigados a descer do veiculo em que viajavam.

                Uma ação desse gênero, que recende a regime de exceção, haja sido espontânea como se tentou a posteriori fazer passar, é simplesmente ridículo, e não tem qualquer base na realidade.
                 A série de negativas, a começar pelo regime Maduro, só mostra a fraqueza do regime, e o seu temor diante da reação da população.

                A Sebin não deu justificativa para a detenção. Maduro também não se mani-festou. Mas o governo venezuelano buscou se dissociar da detenção, ao afirmar que se tratava de uma decisão "unilateral" de funcionários da Sebin. "Soubemos que ocorreu uma situação irregular, em que um grupo de funcionários, agindo de forma unilateral,realizaram procedimento irregular contra o deputado Juan Guaidó", disse o Ministro da Comunicação, Jorge Rodriguez, em declaração na TV Oficial.

                   Países latino-americanos e a OEA condenaram a ação. Também o fizeram  os Estados Unidos, por meio do Secretário Mike Pompeo. No fim do dia Guaidó chegou em Caraballeda, Estado de Vargas, aclamado por centenas de seguidores. "Uma mensagem a Miraflores (o Palácio presiden-cial): o jogo virou, o Povo está nas ruas, aqui estão os símbolos da pressão,da resistência, da for-ça.",disse no Comício. "Se queriam enviar uma mensagem para que nos escondêssemos, aqui está a resposta do Povo."
                     O deputado Guaidó convocou uma "grande mobilização em todos os cantos da Venezuela", para o próximo dia 23 de janeiro.

( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: