sábado, 12 de janeiro de 2019

Canadá é Pais Líder em Direitos Humanos


                              
             A notícia em tela não mereceu ainda o realce que lhe é devido. 
             
            Com efeito, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, confirmou a onze do corrente que seu país concedeu asilo à jovem saudita Rahaf Mohammed al-Qunun, que já se acha há quase uma semana em Bangkok, na Tailândia, após fugir de sua família.
               A pedido do Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Trudeau aceitou o encargo, e concedeu asilo à  jovem saudita.

                 Temendo ser morta, após renunciar ao Islam (o que é proibido na Arábia Saudita)  a jovem Al-Qunum fugiu da família, viajando de inicio ao Coveite.  No dia cinco do corrente mês de janeiro, ela fugiu para a Tailândia, que ameaçou deportá-la.
                 A Jovem Rahaf se trancou no respectivo quarto de hotel e se recusou a sair antes que a Acnur chegasse para protegê-la.
                  Que tais episódios ocorram ainda em um mundo que se crê civilizado mostra dos perigos de um medievalismo ainda prevalente em muitos países.

                  Mais uma vez o Canadá de Justin Trudeau se destaca nesse campo dos direitos humanos.  Dentre o estrondoso silêncio de tantos líderes que se crêem avançados na matéria, o Canadá levanta bem alto o próprio válido empenho nesse domínio,em que as vítimas correm às vezes, como a corajosa saudita, perigos mortais.

( Fonte:  O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: