sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Apertar cintos: Michael Cohen vai depor na Câmara


                    
           De alguma coisa é bom para o interesse público que o Partido Democrata hoje tenha maioria na Câmara dos Representantes dos EUA. Traduzido em miúdos, isto quer dizer que acabou o tampão republicano já sobre uma parte do Congresso estadunidense.
              Todos os comitês da Câmara serão presididos pelo partido majoritário, no caso os democratas. Assim, além de contar com Nancy Pelosi como Madam Speaker da Câmara, todos os demais comitês serão presididos por representantes democratas.
                Um resultado disso está na notícia ora veiculada pela imprensa. Michael Cohen, ex-advogado particular do Presidente Trump, testemunhará em sessão pública, no próximo dia sete de fevereiro. Cohen deve falar à Comissão de Supervisão da Câmara, que o Partido Democrata agora controla.  É de frisar-se que esse importante depoimento do advogado Cohen se realizará após sua condenação, marcada para o dia doze do corrente mês, a três anos de prisão por múltiplos crimes,  entre eles evasão fiscal e contribuição ilegal de campanha política.
                  "Espero com ansiedade o privilégio de contar com uma plataforma na qual possa relatar de maneira completa e crível os eventos que aconteceram", afirmou o advogado Cohen, em comunicado à imprensa. Como o advogado particular de Trump, ele era o braço direito do então politico Donald Trump, nas organizações Trump, em New York, e disse que passou anos cuidando de encobrir "atos sujos" do então magnata.
                    Dada a relevância de o que Cohen terá a discorrer - desde encobrir as liaisons de Trump com mulheres com quem teve casos e desejava por motivos políticos encobri-los , assim como outras questões de negócios e negociatas potencialmente corrosivas para as suas pretensões políticas - é de presumir-se que o atual presidente tudo fará de maneira a tentar jogar um manto de sigilo sobre todos esses atos potencialmente muito perigosos para ele Trump, como presidente dos Estados Unidos da América.

( Fonte:  O Estado de S. Paulo )                

Nenhum comentário: