domingo, 27 de janeiro de 2019

A Responsabilidade da Vale


                                

        Com o passar dos dias, aumenta  o número de mortos pela catástrofe (34) - e cerca de 250 pessoas continuam desaparecidas.  Os bombeiros lograram resgatar 46 vítimas com vida, sendo que 23 delas estão internadas em hospitais  da região e da própria capital. Há quatro pontos de buscas onde os bombeiros acreditam que possa haver sobreviventes: em um deles, um ônibus, todos os ocupantes, funcionários da Vale, estavam mortos. Ainda há três pontos em que existe esperança: uma locomotiva,  parte de prédio que desabou e área de comunidade em Parque das Cachoeiras.
            Para a equipe de voluntários que se empenha nesse trabalho, embora a quantidade de lama seja menor do que a de Mariana, as condições são mais difíceis e perigosas, e que por isso parte das vítimas pode nunca ser encontrada.
             Em termos de buscas,  Israel por intermédio do Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu enviará um avião especialmente aparelhado para essa tarefa, com 120 especialistas, além de cães farejadores e equipamentos de alta tecnologia.
             Esse mar de lama que desceu a Serra dos Dois Irmãos pode ter efeitos ainda mais prejudiciais se os detritos não forem detidos na barragem da hidrelétrica de Retiro Baixo, a mais de 200 km do ponto de ruptura, e, se tal ocorrer, vierem a atingir a Re-presa de Três Marias, no Rio São Francisco.
              Na avaliação de Maria Dalce Ricas, superintendente da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda): "Os detritos já atingiram área importante de Mata Atlântica muito próxima à Vale. Ainda não se pode avaliar os danos provocados, mas muitos animais silvestres morreram soterrados e a vegetação foi destruída.Agora, a lama segue pelo rio Paraopeba e a expectativa é que seja contida pela barragem da usina de Retiro Baixo. Caso isso não aconteça, a lama pode chegar ao São Francisco".
               Em nota, a estatal Furnas, que opera a usina, informou que já retomou as ope-rações das duas turbinas de sua hidrelétrica de Retiro Baixo, que tinham sido paralisa-das para evitar que a lama pudesse comprometer a estrutura das turbinas. Por causa da lentidão do avanço dos detritos e dos rejeitos, eles só devem chegar à usina nesta terça-feira. Nesse contexto, diminui a possibilidade de que tais detritos cheguem ao Rio São Francisco.
               No quadro, não se exclui a possibilidade de que outra barragem venha a romper. Nesse sentido, a Vale avisa que monitora a estabilidade da Barragem 6 a cada hora, realizando drenagem com o uso de bombas.  
               Ainda no contexto da crise provocada pelo rompimento da barragem da Vale do Rio Doce em Brumadinho - o número de mortos chega a 34, com mais de 250 pessoas desaparecidas. Os bombeiros lograram resgatar 46 vítimas com vida, sendo que 23 estão internadas em hospitais da região e da capital, Belo Horizonte.
                   Após reunião de crise no Palácio do Planalto, o gabinete - instalado para monitorar os danos causados pela ruptura da barragem de Brumadinho (MG) - decidiu recomendar vistoria em todas as barragens do país e a realização de mudanças no protocolo de segurança dessas estruturas. Nesse sentido, o Advogado-geral da União, André Mendonça, responsabilizou a Vale do Rio Doce pela tragédia: "Há uma responsabilidade pelo que aconteceu. A responsável por isso, pelo risco do próprio negócio, é a empresa Vale.  Há uma reincidência, ainda que haja espaço para alguma negociação, não pode ser com os mesmos parâmetros."
                     Por sua vez, a notícia sobre a vistoria das barragens de todo o país foi dada pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno.  Ele não soube dizer qual o estado das barragens e que tipo de mudanças devam ser feitas na legislação em vigor.
                     Heleno negou que o governo, por causa de o que aconteceu em Brumadinho, voltará atrás  em sua proposta de flexibilização do licenciamento ambiental.
                     "Flexibilizar, para que algumas obras saiam do papel, não significa afrouxar." 
                     A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, esteve ontem em Brumadinho, quando sobrevoou a área afetada pelo rompimento da barragem. Afirmou, então, que os órgãos de investigação estão atuando "na busca dos responsáveis por essa tragédia".  "Certamente, há um culpado ou mais de um culpado. O M.P. precisa trabalhar de uma forma adequada,sem espetacularização, mas firmemente, na busca dos responsáveis". Com tal objetivo, ela determinou a criação de uma força-tarefa  para apurar o caso, com a participação de representantes do Ministério Público Federal, do Ministério Público de Minas Gerais e da Defensoria Pública da União.
                        Por sua vez, o presidente, em exercício, do STF, Ministro Luiz Fux, pediu empenho do Poder Judiciário  para dar uma "resposta efetiva" à população e cobrou atuação "célere" dos órgãos de investigação.

( Fonte:  O Globo )    

Nenhum comentário: