terça-feira, 15 de janeiro de 2019

A Macedônia continua na ribalta


                                   
        
          Esse apego a nomes da antiguidade que os helenos conservam, o Primeiro Ministro  Alexis Tsipras está sentindo na carne, eis que é uma realidade bimilenar que reluta em sair de cena.  Tsipras se vê forçado à colocar a existência do próprio gabinete em dúvida ao ter de pedir voto de confiança após a demissão de seu ministro da Defesa, Panos Kammenos, que é contrário à adoção do novo nome da Macedônia, que deve ser aprovado em breve pelos gregos em referendo.
           O partido de Kammenos - Gregos Independentes - daria sete votos à proposta do Gabinete. Assim, os planos de Tsipras de uma solução expedita para essa questão se vê em perigo,  pois o Primeiro Ministro só teria assegurados três votos de maioria para sacramentar o novo nome de país como Macedônia do Norte (153 contra 147).
            Como o blog já noticiara, Grécia e o governo da Macedônia firmaram acordo a 17 de junho de 2018 que rebatizaria a ex-república iugoslava de Macedônia do Norte, pondo fim a litígio que per-dura por quase trinta anos. Até o momento, por causa do nome "Macedônia" a Grécia pôs veto ao ingresso dos macedônios tanto na OTAN, quanto na União Europeia.

( Fonte: O Globo )

Nenhum comentário: