quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Superlotação de Presídios


                                         
       Estudo do TCU estima que o país precisa investir R$ 95 bilhões em dezoito anos, para acabar com a superlotação dos presídios.
       O cálculo em tela desconsidera a promessa do Presidente Bolsonaro de apertar a progressão de pena e ampliar o encarceramento.  Nos últimos dois anos, os Estados só criaram mais 996 vagas.
        O sistema carcerário brasileiro, seja federal ou estadual, tem dado sobejas indicações de insuficiência carcerária, predomínio de facções criminosas, com a consequente falta de condições mínimas de manutenção da ordem.

        Não se refere apenas a casos-limite, como o Presídio de Porto Alegre, situação em Manaus e no Rio Grande do Norte, assim como no Maranhão, além da recentíssima revolta de bandidos no Ceará, com coordenação de chefias de facções  criminosas de tal periculosidade a ponto de obrigar à pronta ação o novel Ministro da Justiça, Sérgio Moro.
        Será necessário talvez ampliar a criação de presídios federais, que devem ser aditados aos poucos já existentes, dotados esses de condições mínimas de segurança, de modo a evitar que chefe de facção criminosa, como Fernandinho Beira-Mar logre comunicar as respectivas ordens à sua facção delituosa de forma preocupantemente eficaz. 

( Fonte:  imprensa carioca )

Nenhum comentário: