sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Trump, o imprudente

                              

       A maneira com que o Presidente Donald Trump enfrenta o desafio da Coreia do Norte e do ditador Kim Jong-un poderia ser ainda mais inadequada e fora de sintonia?

       Pensando bem, parece difícil.

        Por quê?

        Vamos responder por partes. Primo, se nós abstrairmos o tom de superioridade, Trump parece enjeitar toda a imensa estrutura que, não só em tese, o habilitaria a ficar em silêncio, e deixar que os profissionais do ramo cuidem da questão, enquanto ela é suscetível de ser cuidada.  Secondo, note bem que pensando endeusar-se nessa atitude que procura e, mesmo julga possível, resolver o problema em termos de linguagem do tweeter, o que Trump consegue é colocar-se no mesmo nível do adversário.

          Como assim?

           Terzo, Trump gosta de servir-se do tweeter como resposta aos desafios, pela simplicidade do instrumento, que para ele é perfeita, na maneira em que se adequa  às suas próprias limitações.

            Não acha acaso possível que esta presença de Trump possa confundir o adversário?

            Quattro. De modo algum. Aliás, o Secretário da Defesa estadunidense, o General James Mattis, já, quando consultado pela imprensa americana, encontrou maneira de dizer que não se dá ao inimigo indicações sobre a maneira de agir dos Estados Unidos.  Trump parece não ter registrado esse conselho, ao contrário de o que deveria, pois o que o general Mattis referiu é o conhecimento do experto em tais situações, o que não é obviamente a condição do Presidente.

              Cinque. Nesse sentido, é mais do que hora de abandonar esse protagonismo quase juvenil, para deixar que a situação seja tratada pelos especialistas. Se Trump não o fizer, ele estará contribuindo para baixar ainda mais o nível desse estranho diálogo, e contribuindo, dessarte, para tornar a situação ainda menos previsível e, por conseguinte, mais perigosa para a Humanidade.



( Fonte: The New York Times )     

Nenhum comentário: