segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Afastamento da Procuradora Ortega

                              

      Com atuação marcante a partir da inflexão autoritária do regime de Maduro, a Procuradora-Geral Luísa Ortega Díaz foi destituída pelo fac-simile de Nicolás Maduro, a "Constituinte" presidida por Delcy Rodriguez.

       Mas a sanha vingativa da Constituinte-Lumpen não se limitou a tanto:  além de proibir-lhe o acesso à Procuradoria, retirou-lhe os direitos políticos, a proibiu de deixar o país, e lhe congelou os bens!
       Nesse contexto, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou que a destituição de Ortega foi "o primeiro ato ditatorial da Constituinte ilegítima".

        Os procuradores do M.P. de Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Peru  chamaram o ato de "atentado à autonomia e à independência do Ministério Público".

         No mundo, as críticas  foram duras contra o aprofundamento da ditadura na Venezuela. Nesse sentido, o Primeiro Ministro Paolo Gentiloni, pediu que os países da Europa elaborassem resposta conjunta à "deriva autoritária" de Nicolás Maduro. Nesse contexto, Gentiloni afirmou: "A imagem da Procuradora-Geral destituída fugindo em uma moto exige uma resposta."


( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: