sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Lula já quer vice na chapa

                             

         Segundo informa o Estadão, pré-candidato ao Planalto em 2018,  Lula já se pôs a procura de vice para a sua chapa.  No momento, o favorito  para  companheiro de chapa - se a Justiça o permitir - é o empresário mineiro Josué  Gomes da Silva, de 53 anos.
          Josué é filho do ex-vice presidente José Alencar,  companheiro de chapa de Lula da Silva em 2002 e 2006, e que faleceu em março de 2011.

      O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), ex-presidente do PT mineiro, afirmou taxativamente ao Estado de S. Paulo: "O Josué vai ser  o  vice do Lula em 2018. Estive com os dois recentemente". Ainda segundo o parlamentar, o ex-presidente e o empresário têm conversado sobre a questão.
            Como relembra a imprensa, o PR hoje integra a base aliada do Presidente Temer.  No entanto,  Josué para viabilizar eventual candidatura a vice de Lula,  teria de deixar o partido.  Especula-se, no entanto, que tanto Valdemar Costa Neto (SP), assim como o atual presidente da sigla,  o ex-senador Antônio Carlos Rodrigues (SP) têm boa relação com Lula da Silva. "Sou o maior defensor dessa aliança. Mas é uma discussão partidária. Temos de aguardar os acontecimentos".
               Segundo Rodrigues, o  PR de Minas Gerais já convidou Josué para entrar no partido. Em Minas, no entanto, se privilegia a ideia de que o empresário seja candidato a governador.
                Contactado pelo Estado de S. Paulo, Josué preferiu não se pronunciar sobre a acenada candidatura a vice com o ex-presidente.  Tampouco comentou acerca dos rumores sobre a sua migração do PMDB para o P.R.

                 Já no PT, a avaliação é de que Josué como candidato a Vice pode ajudar Lula a reconquistar o apoio do empresariado.

                   Tudo isso, no entanto, depende da decisão pela Justiça (TRF4):  como será julgada a sentença do Juiz Sérgio Moro, que condena o  ex-Presidente a nove anos e seis meses de prisão, no caso do tríplex  de Guarujá.

                     Esta é a espada de Dâmocles que pende sobre as pretensões do Partido dos Trabalhadores quanto a  eventual candidatura do ex-presidente em 2018.


( Fonte:  O  Estado  de  S. Paulo )

Nenhum comentário: