segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Gilmar o Polêmico ?

                     

        Em declarações à imprensa  - pelo qual o Ministro tem  certa queda - o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Gilmar Mendes, declarou notadamente que o fim do mandato de Rodrigo Janot vai restabelecer a "normalidade na relação" do STF com a Procuradoria-Geral-da República.
        Nesse contexto, o Ministro Gilmar Mendes voltou a criticar Janot,  afirmando que o Supremo ficou 'a reboque' de impulsos do procurador-geral, e ainda desejou-lhe 'boa viagem' na saída do comando do Ministério Público Federal.
         "Certamente o tribunal (STF) vai acertar o passo (quando acabar o mandato de Janot). Acho que haverá o restabelecimento da normalidade na relação do tribunal com a PGR".
          Em ulterior ataque ao procurador-geral,  o Ministro Gilmar Mendes disse que Janot perdeu "todas as condições de equilíbrio para continuar exercendo o cargo" (o mandato de Rodrigo Janot termina no dia 17 de setembro de 2017, quando assumirá sua sucessora, Raquel Dodge).
           Gilmar voltou a criticar a atuação do STF, que, segundo disse, "ficou a reboque de impulsos do procurador-geral, permitindo a violação da lei de delação e uma série de abusos nessa área". Sempre de acordo com Gilmar Mendes, os ministros estão rediscutindo esses temas na Corte.
             O Presidente do TSE também reportou que participaria de um jantar  (na noite de ontem) com o presidente Michel Temer. Segundo disse, a pauta seria a reforma política. Afirmou a propósito: 'Temos feito sugestões às comissões do Congresso. Tenho batido muito na necessidade de pensar um semi-presidencialismo. Alguma coisa que mesclasse uma presidência com algum significado forte, mas que também valorizasse  a governabilidade com um primeiro ministro",  afirmou Gilmar.  O relator da proposta na Câmara é o deputado Vicente Cândido (PT/SP)



( Fonte:  O Estado de S. Paulo ) 

Nenhum comentário: