domingo, 13 de agosto de 2017

Colcha de Retalhos E 27

                          
O abrupto ocaso de Usain Bolt

         O maior velocista do mundo caíu vítima da hubris, ou da excessiva confiança na sua capacidade atlética, passados os trinta anos.
         De acordo com o médico da delegação jamaicana, Kevin Jones, Bolt teve uma cãibra no músculo posterior da coxa esquerda. "Muito da dor advém igualmente da decepção por perder a corrida" (que costumava ga- nhar com facilidade)." As últimas três semanas foram duras para ele.
        Segundo o americano Justin Gatlin, de 35 anos, Bolt vai voltar aos campos em dois anos. "Ele estará pronto, porque tem paixão pelo esporte. Ama os fãs e eles amam Bolt."
         Como se verifica, o americano Justin Gatlin, que é mais velho(35) do que Bolt  (30) confia em que ambos voltarão às pistas.
          Bolt por ora tem oito ouros olímpicos e onze em mundiais.  Além das medalhas, ele tem dois recordes dos 100m (9s58), dos 200m (19s19) e do 4 x 100m (36s84)

Primária legislativa é desafio para Macri e Cristina.

          No domingo treze, os argentinos voltam às urnas.Renova-se um terço do Senado (24 cadeiras) e quase a metade da Câmara de Deputados (127).
          Como os institutos de pesquisa da Argentina não são confiáveis - foi por eles prevista a derrota do atual presidente Macri já no primeiro turno - há muito incerteza quanto ao resultado dessa eleição.
           Haverá pelas urnas a primeira avaliação do governo Macri (19 meses no cargo). O objetivo da aliança governista Cambiemos (mudemos) será garantir a governabilidade, com vistas a ganhar mais cadeiras no Congresso.
             Cristina sairá como candidata a uma eleição majoritária. Aposta no seu futuro político como representante no Senado da província de Buenos Aires.
             Por ora, as pesquisas dão a Cristina uma pequena vantagem sobre seu adversário direto, Esteban Bullrich, ex-ministro da educação.
             Outro problema dos peronistas é que não lograram unificar-se ao redor de uma candidatura. A própria Cristina não quis sequer disputar internamente com outro peronista dentro do Partido Justicialista. Preferiu sair, batendo a porta, e criando um, o Unidad Ciudadana.

Falta de Perspectivas para o Rio

             A antiga cidade maravilhosa não está tão maravilhosa quanto pensam o Governador Pezão e a notória Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), tampouco tem mostrado a vontade de mudar para melhor.
             O problema do Rio se agrava também com as balas perdidas, que continuam impávidas, especializadas que são em matar inocentes.
            O nascituro cuja vida começou a ser ceifada no ventre da mãe - o parto estava previsto para o dia seguinte, quando a infeliz genitora foi ferida por um projétil ( bala perdida ) e um drama que comoveu uma cidade já quase insensibilizada começou.
            A equipe médica fez todo o possível para salvar Artur, e a princípio pareceu que o nascituro-vítima iria escapar.  No entanto, a má sorte persegue até os inocentes, e os médicos prognosticavam que o bebê Artur nasceria já hemiplégico.
            Infelizmente, o jovem casal e o menino lutaram em vão.

Roubo de cargas

           Como a polícia ou não funciona, ou não dispõe de meios para tanto, a Cidade Maravilhosa vem registrando aumento sustentado no roubo (é roubo mesmo, e não furto) de cargas, em geral próximo de zonas de favelas.
           Falou-se muito de um auxílio extraordinário do Exército para o Rio. Muita conversa - seria coleta de dados para atuação mais segura - mas a situação não mudou (após uma breve inflexão inicial).
           O Globo de hoje já resume o que isto significa para os consumidores. Como não há repressão, os camelôs se tornaram os principais receptadores de mercadorias roubadas nas estradas de acesso ao Rio de Janeiro.
          Assim, a mala vita proporciona carnes congeladas, cereais e até iogurtes, a preços muito convidativos (para quem se aventure a compra de tais vendedores), eis que em geral estão abaixo em até 20% dos preços do mercado.
           Comprar desses "revendedores" além de tecnicamente configurar um crime, alimenta o roubo de cargas, que é um dos delitos mais comuns  nessa 'cidade-livre' do Rio de Janeiro. Os roubos de carga estão pelo 28 por dia, e por isso já surgem as zonas de exclusão onde entregas já não são feitas.
           E não se esqueçam que nenhum caminhão de entrega está livre. Nesta semana, atacaram caminhões de entrega de jornais e revistas.
           Entrementes o Governador,dando os motivos de praxe, crê oportuno pedir autorização para adquirir um jato para que ele se transporte com mais rapidez.
           Dada a situação do Estado, os salários atrasados dos servidores, inclusive de aposentados, a postulação do Sr. Pezão preocupa. Não tanto pela possibilidade de que venha o Estado a comprar ou alugar a dita aeronave, dada a sua situação financeira. Mas se falta a esse senhor Pezão um mínimo de percepção da crise que enfrenta o Estado (os PMs vem sendo mortos de uma forma tão brutal, quanto sistemática, que os poderes não digo do Rio, mas deste mundo já se afiguram inadequados para enfrentar essa brutal deficiência nas forças do Estado, para aonde que o nervoso e inquieto olhar da população aventurar-se possa).


( Fontes: O Globo, Rede Globo,vida diuturna do carioca )

Nenhum comentário: