quarta-feira, 16 de agosto de 2017

A Caravana de Lula no Nordeste

                              

        Saído da presidência e depois da condenação  do Juiz Sérgio Moro, a agenda da viagem do ex-Presidente Lula ao Nordeste incluirá encontro com um reitor que sofreu ameaça,  honraria que está sendo contestada na Justiça, e a entrega de um título de cidadão proposto há ... duas décadas.
        Segundo assinala a Folha, a caravana que se iniciará  amanhã, na quinta-feira dezessete,  demandou engenharia complexa para conciliar homenagens ao ex-presidente em nove estados nordestinos.
         Na Paraíba, o ex-presidente vai receber um título de cidadão de João Pessoa, proposto em 1997 pelo então vereador Júlio Rafael (PT), morto em 2013. A proposta, aprovada na época, foi resgatada pelo vereador Marcos Henriques (PT).
          Não obstante, o ato deverá ocorrer sem a presença da Mesa Diretora da Câmara: "Não vamos participar. Entendemos que é um contrassenso  entregar um título a alguém condenado por corrupção", declara o vice-presidente da Câmara, vereador Lucas de Britto (PSL)
           A honraria de duas décadas atrás foi a solução encontrada após a entrega de título de doutor honoris causa ao ex-presidente não ter sido confirmada pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba).
           O ato chegou a ser divulgado pelo PT, mas a reitora Margareth Diniz informou que não teria tempo hábil para organizar a solenidade. Segundo ela, "não há viés político" na decisão de postergar a entrega do título,  aprovado pela universidade em 2011.
           Em Alagoas, por outro lado, a entrega do título de doutor h.c. a Lula da Silva foi confirmada pela Uneal.  O ato acontecerá na quarta-feira, dia 23, em Arapiraca.
           O reitor da universidade alagoana, Jairo José Campos da Costa,    refere ter sido ameaçado de morte no final de julho, dias depois da di-vulgação da homenagem.
            Por sua vez na Bahia, bastaram três semanas para que a Uni-versidade Federal do Recôncavo  propusesse, aprovasse e marcasse a data  para a entrega de honraria similar.
            Não obstante, o vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM) entrou com ação popular na Justiça Federal pedindo a suspensão da homenagem. "A gente não pode achar normal que se conceda uma honraria a uma pessoa que foi condenada. Criminoso não merece título, merece sentença", diz o vereador, que também questiona o uso da universidade como palco de "campanha antecipada".
            Em entrevista a uma rádio, o ex-governador Jaques Wagner (PT-BA) disse que o vereador era movido pela "inveja". "Quem sabe, se trabalhar,  ele pode chegar ao nível que o presidente Lula chegou."
             Em Estância (SE), o vereador Sandro de Bibi (PRB) entrou com um pedido de anulação do título de cidadão que será concedido ao ex-presidente. Ele alega que a homenagem foi aprovada em regime de urgência, desrespeitando o regimento interno.
              O PT também foi forçado a mudar a programação em Salvador. Um ato que seria realizado no Cerimonial Pupileira, administrado pela Santa Casa da Bahia, foi transferido para a área interna do estádio da Fonte Nova.
               Presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação afirma que a Administração da Santa Casa vetou o uso do local, alegando que seria inadequado para eventos políticos. Jaques Wagner disse que houve "preconceito" com Lula.
                A respeito, a Santa Casa nega o veto e diz que o ato foi anun-ciado no local pelo PT, antes que um contrato fosse firmado.

( Fonte: Folha de S. Paulo )


Nenhum comentário: