terça-feira, 29 de agosto de 2017

Ortega, a corajosa Procuradora

                              

         Não é fácil o caminho da valente ex-Procuradora-Geral da Venezuela, Luisa Ortega Díaz, cujo périplo recente lhe mostra a coragem e a pertinácia, entre outras qualidades.
          Chegada à Costa Rica, ela vai desfolhando a sua rosa com espinhos e denúncias. Diz ela que tem provas de episódio em que o Presidente Nicolás Maduro desviou  entre US$ 8 milhões e US$ 10 milhões, em dinheiro vivo, saído do Fisco para repassá-los a uma empresa.
           De acordo com Ortega, para a 'milionária trama de corrupção' ele utilizou como "fachada a empresa venezuelana Contextus Comunicação Corporativa", de Monika Ortigosa, uma parente de um membro da Constituinte. Ortega disse ter entregue provas  deste e de outros casos a promotores americanos.
            Por motivos de mui compreensível segurança, a ex-Procuradora, uma vez chegada ontem à Costa Rica, não revelou a sua agenda de atividades no país. Acusou o chavismo de  contratar matadores de aluguel para assassiná-la, por causa de suas denúncias de casos de corrupção no governo Maduro.
              "Venho especificamente para denunciar à  Procuradoria da Costa Rica e à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) que estou sendo perseguida e o governo contratou capangas para acabar com minha vida", disse ela em San José. "O mesmo acontece com Procuradores aqui na Costa Rica".
                 Dentre as acusações que fez em Brasília - e que já foram reportadas pelo blog - Ortega detalhou acusações contra o número dois do chavismo, o "deputado constituinte"  Diosdado Cabello. A esse propósito, a  Procuradora-Geral declarou que o caso de corrupção envolvendo Cabello e a Odebrecht ultrapassa os cem milhões de dólares.
                    Consoante declarou Luisa Ortega Díaz, o seu escopo é lançar uma "cruzada continental" para denunciar o chavismo. "Não é possível fazer Justiça na Venezuela, principalmente em casos de direitos humanos e corrupção".



( Fonte:  O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: