quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Morre Roger Molina, opositor de Evo Morales

                    
        Morreu  o senador boliviano Roger Pinto Molina, que se asilara na embaixada do Brasil em La Paz, fundado na perseguição política que lhe movia o presidente Evo Morales,  e que lograra escapar em 2013, por via terrestre, com ajuda do então Encarregado de Negócios do Brasil, o diplomata brasileiro Gilberto Vergne Saboia.
        Era presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. O asilo de Molina na Embaixada do Brasil se prolongara muito além do usual, pela resistência de Evo Morales a permitir-lhe a partida. Também as condições na missão brasileira, com falta de exposição ao sol, entre outras mesquinharias decorrentes da resistência ilegal do presidente Morales, em permitir-lhe o livre-trânsito para um asilo territorial - no caso o Brasil - assim como a resistência ideológica da então presidente Dilma, em que Molina pudesse asilar-se em território brasileiro, acabaram por levar o então Encarregado de Negócios, Ministro Gilberto Vergne Sabóia  a transportá-lo de carro até a fronteira com o Brasil. 
          Malgrado a atitude digna e irreprochável do diplomata brasileiro,  as ligações do petismo com Evo Morales determinaram não só a exoneração do Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, assim como o intento de julgar administrativamente o Ministro Saboia.
            A morte súbita do Senador boliviano Roger Pinto Molina, que continuava asilado no Brasil,  se deveu à queda de avião de pequeno porte. Pilotado por Molina, o avião  aterrissara no aeroclube de Luziânia, para reabastecimento. 
              Terminada a operação,  a aeronave decolou, com Molina sozinho. Cairia pouco tempo depois, por causas ainda não determinadas .
              Molina ficara preso nas ferragens,  ainda vivo, no momento de seu resgate pelo corpo de bombeiros de Luziânia.  Daria entrada no Hospital de Base de Brasília,  "em estado grave, com politraumatismo e tramautismo cranioencefálico".
            Não se pode excluir a possibilidade de que Roger Pinto Molina haja sido vítima de atentado.
            


Nenhum comentário: