domingo, 20 de agosto de 2017

Eurico é dono do Vasco ?

       

      Obviamente, Eurico Miranda não é dono do Clube de Regatas Vasco da Gama (CRVG). No entanto, a pergunta não é retórica. Pois tenho para mim que este senhor - que não conheço pessoalmente - deve pensar que, de alguma forma, alguma entidade superior o terá encarregado dessa relação especialíssima.
          Já faz algum tempo que escrevi sobre a influência desse senhor no clube da Colina.
           Tampouco sei ao certo o que pensa a torcida - a mui sofredora torcida vascaína - quanto à influência do paredro que há tantos anos volita em torno do nosso CRVG.
           Mas não creio que os vascaínos possam estar muito satisfeitos com esse longuíssimo abraço que Eurico - como é chamado pela torcida - se compraz em dar no Vasco, esse time de tantas tradições (o Expresso da Vitória entre elas),  que hoje até dói relembrar, porque a imagem do Vasco mudou demais nesses últimos tempos, e, com a devida vênia, Vossa Senhoria tem muito a ver com a atuação do time, a sua presente qualidade (?) técnica,  e a sua parecença com aqueles desgraçados insetos que são atraídos pelas luzes (não a dos estádios ou da ribalta), mas a dos lampiões,  que lhes atráem para a morte.
         Gostaria de ponderar a Vossa Senhoria - para abreviar a extensão desta carta - que na sua última aparição no Vasco o senhor encontrou um time em melhor situação (e também formação) do que o atual. 
         Nos últimos tempos, o senhor e o Vasco volitam demais em torno da segundona. Recordo-me muito bem que em uma das últimas passagens do CRVG pela Segunda Divisão, a torcida no Maracanã lhe relembrava da sua responsabilidade por aquela caída. Até, ironicamente,  chegamos a campeões nessa divisão, o que pode ser motivo de risota flamenguista, mas com o perdão da observação, era e é o único título que se pode ambicionar nas condições em que Vossa Senhoria deixou o Vasco.
            Mas falemos de questões mais próximas.  Quando o senhor reassumiu a presidência do time da Colina,  ele contava com um bom técnico,  disputado até por outras equipes.  Por motivos que até hoje desconheço,  o senhor tratou de livrar-se dele e contratou esse senhor atual, que manifestamente está levando o Vasco para nova temporada na Segunda Divisão.
            Além desse despautério - livrar-se de um bom jovem técnico e substituí-lo por outro que colheu hoje outra memorável derrota,  por parte de um time a que assisti perder para o CRVG por mais de uma vez. Além disso, ainda tenho (e não estou sozinho nisso) atravessado na garganta o estranhíssimo episódio do último jogo Vasco X Flamengo, em São Januário!   Em São Januário,  senhor Eurico, fazer partida contra o nosso atual maior adversário, cuja torcida se compraz quando vai na nossa sede, em destruir as instalações sanitárias? Qual é o sentido disso, e também de todo aquele conflito que muito prejudicou o Vasco pela merecida punição à nossa pobre equipe, condenada a jogar sem torcida? 
               O senhor voltou para o Vasco cercado de várias autoridades.  Em termos de categoria de assistência dificilmente poderia ter sido mais luzidia. O que me pergunto é aonde nos levou toda essa alegria na sua posse?  O técnico é ruim, a equipe não tem conjunto e está perdendo de forma a não só tirar-nos a alegria de assistir os jogos do CRVG, mas o que é pior, nos acena com o pano negro de mais uma retrocessão.  O que é feito, Senhor Eurico Miranda, do glorioso Vasco do Expresso da Vitória, e até para chegar mais perto, ao Vasco que  arrancou o campeonato brasileiro em São Januário contra o São Caetano?
                 Será que vamos nos encontrar em breve, de volta à Segundona? Ou o senhor se capacitará enfim de que é tempo de repouso, e de entregar aos jovens - mas é claro, não ao Dinamite -o comando do CRVG para que a nossa torcida possa enfim sonhar em ter um time à altura das tradições  das equipes da Colina. 

                 Ou Senhor Miranda, a sua meta seria acaso imitar a trajetória do São Cristóvão, o Campeão do Centenário? 

Nenhum comentário: