sábado, 19 de agosto de 2017

E a embaixada do Brasil em Caracas?

                        

         Não me permitiu  a carreira diplomática a oportunidade de servir em Caracas.  Nunca lá estive em posto, e a minha única passagem por lá terá sido em escala de avião da antiga Varig.
         São os caprichos da carreira.  Hoje contemplo através do blog das muitas dificuldades que encontram os venezuelanos,  assim como acompanhara em outras oportunidades a falta de apoio em que o regime petista primara, por motivos ideológicos,  bastante afastados da antiga prática diplomática brasileira, fundada nas relações de estado, que haviam pautado por séculos a diplomacia do Itamaraty.
        Mas a nossa missão hoje trata de adotar providências que facilitem a vida dos diplomatas lá lotados, assim como do pessoal local, estabelecendo horários compativeis com as sinistras realidades da conflagrada Caracas.

         Aumentaram por outro lado os asilos territoriais - em geral  tomados com os pés. Apesar das dificuldades do terreno, as infelizes vítimas da gang de Maduro vem adentrando terra brasileira, em geral Roraima, e por motivos ligados à falta de recursos no inferno de Nicolás Maduro.

Nenhum comentário: