quarta-feira, 16 de agosto de 2017

A Queda nas Contas

                              
        A situação fiscal do Governo Temer continua a piorar.  O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou ontem, quinze de agosto, a revisão nas metas fiscais da União, ampliando para R$ 159 bilhões o rombo previsto para 2017 e também o mesmo para 2018.
         Também até as projeções de médio prazo pioraram. Se antes previa que as contas voltariam ao azul em 2020, agora se estima déficit para os próximos três anos.
          Ainda que de forma seletiva, haverá sob Temer alta de impostos, eis que o governo criou tributação para fundos de investimentos exclusivos, usados para aplicar valores elevados. Tampouco decidiu não reduzir a alíquota do Reintegra, para exportadores. 
          O governo vai adiar reajustes dos servidores do Executivo e cobrar 14% de contribuição para a Previdência de funcionários que ganhem mais de R$ 5 mil. Serão extintos 60 mil cargos vagos no Executivo. 
           Analistas viram como inevitável a revisão das metas, mas lembram que muitas das medidas dependem de aval do Congresso.
            Essa advertência não é feita em vão. O atual Congresso se tem mostrado mais tendente a desconhecer limites do que a aplicá-los. O irrealismo continua a pautar muitas de suas decisões. Em outras palavras, a situação pode ficar ainda pior de o que está.


( Fonte: O Globo )

Nenhum comentário: