segunda-feira, 7 de agosto de 2017

A Pressão Internacional

                              
        Há muitas dúvidas sobre os efeitos da pressão de líderes de outros países em situações como a do presente na Venezuela.
        Os abusos do regime de Nicolás Maduro que já conformam verdadeira ditadura são evidentes, e estão a exigir a reação dos diversos países, e notadamente as potências regionais, de modo a obter-se alguma resposta positiva da liderança naquele país.

        Nesse sentido, a saída da prisão na penitenciária de Ramo Verde para o líder Leopoldo López acabou sendo lograda, embora o seu persistir seja frágil, como também se assinalou, quando houve intervenções pessoais de líderes europeus.
         Nas relações atuais a influência pessoal tende a diminuir,  a menos de elementos imponderáveis  que configurem interesses momentâneos, que por estranho que pareça podem ter mais força para a eventual obtenção de uma atenção ou medida eventual.

        Se não há contrapartida, como diria mestre Miguel Ozório, as possibilidades tendem para zero. Há situações em que a disponibilidade cresce e pode dar eventual resultado favorável. Nada, no entanto, age em contrário com maior força do que o eventual abuso da prerrogativa.  Outro elemento que tem grande voz em capítulo implica na conjunção de oportunidade e da eventual conveniência da parte em atender à solicitação, dada uma feliz conjunção de fatores.  


( Fontes: O Estado de S.Paulo, Miguel Ozório de Almeida )

Nenhum comentário: