sexta-feira, 2 de março de 2018

Trump lança guerra comercial


                                   

        Donald Trump prometera na campanha eleitoral taxar o aço e o alumínio importados.
          Com a sua crassa e habitual ignorância, não hesita em dizer agora, como incentivo a mais uma medida fora das práticas da atualidade: "São boas as guerras comerciais e fáceis de ganhar."
          Ao ler mais esta estupidez da lavra dessa estranha figura, logo me recordei da altivez germânica ao lançar o mundo na primeira guerra mundial,  dizendo para os soldados com os típicos capacetes pontiagudos do exército alemão, que eles estariam de volta aos lares respectivos antes que as folhas das árvores caíssem. Se estava em julho e foi decerto prazo demasiado curto para conflito que duraria quatro anos e terminaria mal para as forças de Guilherme II. Tampouco os países adversários que saudaram o conflito mundial, não se davam conta quantas dezenas de milhões de mortos a catástrofe traria, carregando com o vento uma época em que não se carecia de passaporte para viajar, e quando se experimentava  avanço e progresso que demandariam para voltar, transcorridas uma vintena de anos, quantos mais mortes, com os cruéis regimes de Hitler e de Stalin ?
          Trump se tem mostrado demasiado obtuso nas medidas e sanções comerciais que adota, com a ligeireza das mentes curtas,  que não hesitam em tomá-las, sem por um instante medir-lhes as consequências. Logo de saída acabou com uma profícua associação no Pacífico, com o que entregou de mão beijada ao ditador Xi Jinping a preponderância chinesa naquela área.
          Agora, ele, qual dom Quixote contra os gigantes - que eram moinhos - arremete, alacremente investindo contra as terríveis figuras. Ataca, a despeito dos frenéticos apelos do bom Sancho Pança, que não logra impedi-lo de terçar armas com os monstros do gigante Briareu.  Pois não é que a bravura intempestiva do Quixote acaba mal diante das malignas pás dos moínhos, e a investida de agora promete acabar de forma igualmente desastrosa, quanto a louca cavalgada de quem lera demasiados romances de cavalaria.
             Com a estouvada ignorância de Trump, o mundo está fadado a ter mais uma nova e incôngrua guerra comercial, além dos prejuízos ao intercâmbio, a alça dos preços e toda a série de desgraças que trazem aqueles que agem sem pensar, e tem o cérebro pequeno, embora grandes sejam os males que pela própria estupidez sóem trazer de volta.  

( Fontes: Miguel de Cervantes; Der Spiegel; The New York Times )

Nenhum comentário: