sexta-feira, 30 de março de 2018

Incêndio em prisão venezuelana


                                   

          Vejam o estado deplorável das prisões venezuelanos! Pode  um brasileiro acaso imaginar cárcere superlotado, com os presos submetidos a condições infra-humanas? Pois é o que está acontecendo na Venezuela!
          Como noticia o Estado de S. Paulo, também estava superlotada a prisão do Comando da Polícia do Estado de Carabobo, na cidade de Valencia. Construída para abrigar 60 pessoas, estava com a lotação de duzentos presos.
         Foi em tais condições que são comparáveis às enxovias dos Presídios de Porto Alegre e do Recife, entre muitos outros, que aconteceu o incêndio na noite de quarta-feira, 28 de março,  matando 68 pessoas.
          Ontem, famílias que faziam fila na  porta da prisão desde a madrugada para obter informações sobre o ocorrido, entraram em choque com policiais, que, à guisa de resposta, atiraram gás lacrimogêneo e balas de borracha contra a multidão.
          No fim da manhã, uma policial começou a chamar as pessoas e comunicar quem havia morrido. Em seguida, leu os nomes dos sobreviventes: "Olha, eu ainda nem tomei café da manhã. Então, tenham calma.  Esses são os nomes que tenho".
          A atitude do presidente não difere da reação de indiferença das autoridades.  Maduro, na agora indispensável mensagem pelo twitter, aludiu a encontro com o ator Danny Glover e ao Feriado da Páscoa, sequer mencionando o incêndio e as mortes.
           Por sua vez, o governador de Carabobo, Rafael Lacava, divulgou comunicado, prometendo investigar as causas do incêndio e melhorar a situação dos presídios...  

Nenhum comentário: