terça-feira, 27 de março de 2018

Colcha de Retalhos F 14


           

As  Peripécias da Caravana de Lula


         Um integrante da segurança de Lula da Silva agrediu nesta segunda-feira repórter de O Globo, na cidade paranaense de Francisco Beltrão. O jornalista Sergio Roxo filmava a abordagem de dois homens ligados à caravana, quando um dos seguranças o agrediu com um soco no lado esquerdo do rosto.
        De imediato, dois soldados do Exército que fazem a escolta pessoa de Lula, afastaram incontinenti o agressor que não foi identificado.
         O ataque ao repórter deu-se no aeroporto de Francisco Beltrão onde o ex-presidente acabara  de embarcar rumo a Foz de Iguaçu. Entidades de classe que representam jornalistas e os principais veículos da imprensa classificaram a agressão ao repórter como um "atentado à liberdade de expressão" e pediram a punição do agressor.


Associações de Imprensa repudiam violência 

         Entidades da imprensa classificaram como "atentado à liberdade de expressão" e pediram a punição do responsável pela agressão contra o Sergio Roxo. de O Globo.
          Ao repudiar o ocorrido, a Associação Brasileira  de Jornalismo Investigativo (Abraji)  lembrou outros casos recentes de violência contra jornalistas durante a caravana de Lula pelo sul do país. Na sexta-feira última, a repórter Débora Ely foi agredida verbalmente por manifestantes anti-PT em Passo Fundo (RS), ao se identificar como jornalista.
           No dia seguinte, a fotojornalista freelancer Isadora Stentzler foi atingida nos olhos por um jato de spray de pimenta lançado por um PM enquanto cobria protestos contra Lula em Chapecó (SC). Segundo Isadora, depois de recuperar-se, foi ameaçada por outro policial. Antes, no que se mostra o papel da jornalista (que é atacada por ambas as partes) ela fora agredida por manifestantes anti-PT: um deles a empurrou e outro, atirou ovos. Segundo a Abraji "o uso da violência contra jornalistas atenta diretamente contra a liberdade de expressão - a mesma que garante a realização de protestos e de comícios políticos.".


O ' Princípio Lula' já estaria em vigor?


           O juiz Osvaldo Tovani, da 8ª Vara Criminal de Brasília, acatou pedido do M.P.  do DF e mandou soltar um homem acusado de roubo com base no julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo Supremo, na passada quinta-feira, 22 de março corrente.
           Trata-se do seguinte: Filipe da Costa Reis estava preso preventivamente - e por tempo indeterminado - desde quatro de janeiro deste ano. A decisão do magistrado foi tomada nesta sexta-feira, um dia após o Supremo conceder um salvo-conduto que impede a prisão de Lula até o julgamento do mérito do habeas corpus preventivo do petista, marcado para quatro de abril p.f.
           O promotor do M.P. do D.F. Valmir Soares Santos invocou o que chamou de "princípio Lula" ao defender a concessão de liberdade provisória a Filipe Reis. "O pleno do Supremo Tribunal Federal não teve tempo para concluir o julgamento do habeas corpus impetrado pelo ex-presidente Lula, motivando a concessão de medida liminar garantindo a paz, tranquilidade, direito de ir e vir do paciente (no caso, Lula)", afirmou o promotor.
            Nesse sentido, assim se expressou em continuação o Promotor: "Passo a designar no campo jurídico, que o referido resultado chama-se  'princípio Lula', pois se não cabe ao ex-presidente Lula pagar com risco à sua liberdade o atraso do julgamento provocado pelo Estado,não cabe ao acusado Filipe aguardar encarcerado que o Estado (i.e., a polícia técnica) possa concluir a elaboração dos laudos periciais."


( Fonte:  O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: