domingo, 25 de março de 2018

Panorama eleitoral diferente


                                           

            A colunista Vera Magalhães, do Estadão, faz um provocador comentário sobre quem aglutinará votos em 2018.
            Anota o fenômeno Lula, mas para descartá-lo. Mesmo se vença a barreira da condenação, não conseguirá contornar a pedra da Lei da Ficha Limpa.
            Para ela, sobram Jair Bolsonaro e Joaquim Barbosa.  Aquele coleta o voto da direita. Para surpresa de muitos, do voto lulista pode restar parcela de 10% a 15%  que tende a migrar para Bolsonaro. Conforme a colunista,  esse eleitor é majoritariamente masculino, com até 35 anos, mora em grandes centros e é de classe C. Maior concentração deste espécime no Sudeste.
            Mas as migrações lulistas podem apresentar surpresas alternativas.  Joaquim Barbosa, o honesto ministro do STF que desbaratou o Mensalão, poderia receber os votos de Lula. As razões seriam: origem humilde, vitória pelo mérito e também  voluntarismo/coragem.
            Há um personagem que, por ora, não desperta o entusiasmo que motivou em eleição passada. Marina Silva continua correndo em estreitíssima faixa, por causa de sua Rede raquítica. Malgrado as rasteiras que levou no passado,  manteve a aura de seriedade e honestidade.  Mas, por ora, parece ter pouca probabilidade. É uma grande interrogação, não quanto a dúvidas sobre caráter e coragem. Falta-lhe a motivação de eleições passadas e a grinta, essa vontade de vencer, não importa quem lhe esteja à frente.

( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: